quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Questionamento...

Desde o dia 23 de Outubro venho me policiando quanto à comentar os problemas sérios que atingiram os noticiários nacionais nos últimos dias.

Mas ontem, diante de um programa da TV Cultura (ou atualmente o TV Brasil), o programa Roda Viva entrevistou o presidente do PPS (Partido Popular Socialista), o deputado Roberto Freire, e claro que várias questões tocaram sobre o assunto de violência e sobre o crescimento e desenvolvimento do país.

Enfim, já toquei em assuntos neste blog de conteúdo altamente politizado e não escondendo em momento algum minha posição (que imagino ser clara e evidente, talvez até radical, porém suponho que ainda consciente).

Porém o que vem martelando em minha cabeça, e após a entrevista com o deputado (mesmo que tenha sido uma infeliz entrevista) vem martelando ainda mais, é o fato de se estamos verdadeiramente preparados para sediar uma Copa do Mundo da FIFA de Futebol e os Jogos Olímpicos.

Essa questão é cada vez mais forte devido as declarações de nossos governantes após a "pequena guerra urbana" nos últimos dias no Rio de Janeiro. Através de uma amiga que mora naquela cidade o comentário que ouvi foi o de que a guerra é diária e muito pouco chega ao noticiário nacional.
Segundo esta minha amiga ainda, o drama tem sido por que a polícia tem ao menos tentado se mostrar um pouco mais presente, porém segundo ela a resposta do crime é forte, enérgica e o pior é que os "milicianos" já chegaram ao poder, pois a câmara de vereadores carioca vive uma situação de completa corrupção e vínculo com o crime, sendo portanto muito pouco atrativo combater o crime.

Revistas semanais comentam os problemas do Rio e pressionam o botão de "Alerta Vermelho" se utilizando de indicadores que acertam a opinião pública (ou ao menos deveriam acertar) como um soco no estômago, tal qual o indicador de homicídios resolvidos no Rio de Janeiro, número que não chega a 10% do total, enquanto São Paulo que também sofre com problemas de violência e favelas, chega à ultrapassar os 60%.

O governo se defende alegando que as medidas estão sendo tomadas e que o povo e a mídia só sabem criticar, ainda acusa órgãos de fiscalização como o TCU (Tribunal de Contas da União) de ser um "entrave" para obras importantes do PAC que poderiam até combater a criminalidade do Rio de Janeiro.

Mas meus questionamentos sobre a capacidade de se realizar eventos esportivos de caráter mundial no Brasil, ficam bem antes de chegarmos à governo em si. Fica na consciência...
A consciência brasileira valoriza o "jeitinho", a "malandragem" e a "esperteza", logo a necessidade primária é mudar a consciência da população.

Uma população que não faz sua "opinião popular" prevalecer diante de medidas impopulares do governo, uma população que é utilizada como massa de manobra para bandidos no Rio de Janeiro, uma população que ainda vive com "bolsões de miséria" em regiões do país tornando-se "gado eleitoral" com os auxílios sociais dados pelo governo.

Tivemos pouquíssimo legado do "Pan" de 2007, ao contrário do que se comenta, pois as obras foram escândalo atrás de escândalo, e qual foi o resulto? Nada! Pizza! Não deu em absolutamente nada.
Os governantes responsáveis por aquelas obras não estão mais no poder, não se fez nada enquanto eles estavam também. Ninguém preso, ninguém processado... NADA! Ação quase ZERO, esse é o legado.

E assim será com a Copa? Assim será com as Olimpíadas? Muito provavelmente...
O Brasil é um país rico, porém que possuí EXTREMA incapacidade de investir o dinheiro público, devido a má gerência e corrupção generalizada no governo.

Vamos ver agora como será a "guinada" no Rio de Janeiro, dado que o atual Secretário de Segurança Pública (José Mariano Beltrame) disse: "Foi o nosso 11 de Setembro"...

Triste isso? Acho que sim... Comparar a guerra urbana com um ato terrorista que matou centenas em questão de minutos é muito triste... Mas... A situação no Rio é de guerra urbana.
O termo "poder paralelo" já faz parte do vocabulário do cidadão morador do Rio de Janeiro à anos.

Confesso que em sites e fóruns de militaria que acompanho um pensamento muito comentado é do de categorizar as ações e alterações que o tráfico e bandidos do Rio fazem a cidade e a sociedade como AÇÕES TERRORISTAS, sim isso mesmo. Categorizar a guerra contra o tráfico como guerra contra o terrorismo e lançar os meios disponíveis das Forças Armadas para a ANIQUILAÇÃO completa do controle paralelo exercido pelo tráfico.

Acredito também que o Estado e a cidade deveriam sim entrar em estado de sítio, por tempo indeterminado. Com uma junta político-militar no controle de "governo" do estado e da cidade, até que a situação seja resolvida.

Transformar o Rio de Janeiro em um "distrito militar" seguindo as mais duras regras e um forte controle e pressão do estado contra o crime. O crime não possuí, ao menos ainda, a capacidade logística de suportar uma guerra total contra o Estado por mais do que dias. O exemplo foram os ataques que criminosos conduziram em São Paulo à pouco tempo.
As ações dos bandidos não ultrapassaram 10 dias, devido à incapacidade de manter o nível de suprimentos (munição) por muito tempo.

Acorda meu Brasil... Já estamos no limite de tempo para isso.

Nenhum comentário: