sábado, 12 de dezembro de 2009

A escolha para um futuro distante, e as vezes cedo demais



Louco mundo, mundo louco.

Deixo claro que vou falar de algo que já existe, é instituído na sociedade, que não está matando ninguém, já gerou alguns dos cidadãos de hoje e está gerando os cidadãos de amanhã, sem criar uma massa de psicopatas ou nada do gênero.
Não é que não funcione, só as vezes acho que... enfim... é o mundo louco.


Deixemos de rodeios e vamos ao que interessa.

Hoje após um almoço adiantado, fui deixar meu irmão mais velho (depois de mim) em sua escola...
Aula no sábado?!?! No meio de Dezembro?!?!

Não...

Trata-se do Programa de Avaliação Seriada, o famoso PAS da Universidade de Brasília.

Por sorte meu irmão estava tranqüilo, ao menos aparentava isso, mesmo que nos dias anteriores ele tenha me ligado algumas vezes para confirmar que ele ia ter a prova e que tinha horário certo para chegar na escola e que não podia atrasar.


Mas daí vendo um pouco do movimento de chegada na escola eu me lembrei do meu passado. De quando eu fiz o PAS, a minha 1ª etapa, as tensões ao longo do ano, de enfrentar uma prova da UNB!
Meu deus, como foi tenso, noites indo para o cursinho, chegando tarde, atrapalhando o horário de sono e o esforço (mesmo eu não sendo chegado a sentar e estudar) sendo dobrado para prestar a atenção nas aulas e conseguir resolver exercícios.

Dar o primeiro passo para um futuro, ter de fazer uma prova de uma Universidade já lutando contra tudo e todos pelo máximo desempenho possível...
Tão cedo...

Com 15 anos eu ainda brincava com meus "Lego" e jogava no PC como se fosse uma criança.

Com 15 anos eu não sei se eu tinha a cabeça para lidar com essa "coisarada toda"...

Acho que por isso a vida para mim em termos de decisão, se tornou um problema talvez maior do que o que realmente é.

Nenhum comentário: