domingo, 3 de janeiro de 2010

Ao mar! Ao mar!





Deixando o porto, mais uma vez...



"O estaleiro... está tão vazio... O frio dessa manhã, e posso ver a 'fumaça' sobre o mar...
A neblina baixa, o sol se levanta as águas tímidas já mostram mais vontade e o movimento na cais começa a aparecer, é hora, é hora, vamos sair.

Depois de tantos preparativos, tanto tempo parado, doca seca, reparos e muito mais tempo do que se gostaria como um 'peixe fora d'água', estamos aqui novamente... Será só um teste de mar, nada de muito sério ainda, mas o ciclo está só começando, então já me dou por satisfeito de ver meu peixe no mar.


O futuro é que me interessa, os tempos em que deixaremos o ancoradouro para alcançar o mar sem fim, aquele além do horizonte, passando por águas calmas e outras agitadas, profundas e razas, mornas, quentes, frias ou até mesmo congeladas... Não me interessa o quão longe será, quais dificuldades virão, enquanto estiver com meu peixe tudo eu poderei fazer e mesmo com as avarias do tempo eu irei prevalescer!

Em superfície recebendo o vento em meu rosto e passando por meus cabelos, ou nas profundezas onde pouco se escuta, o que importa é cortar as águas com o colosso de metal mas de força suave, sútil... Respeitando a força do mar, o poder de Poseidon ou Neptuno ou seja lá qual for a personificação, respeitando os deuses, mas desbravando sempre!


Vamos agora!
Vamos, vamos!

Ao mar, ao mar!

Chega de preparativos, chega de dias e dias parado à beira do cais, a fitar este mar sem fim que mesmo tão perto me parece tão distante sem poder em suas ondas navegar...
Chega de espera e de um casco rígido fora da água, chega de ver as parte de uma belonave mágica que somente as criaturas do mar deveriam estar vendo...

Momento mágico sem dúvida é um desses como agora...
Quando se soltam as cordas, as amarras e se parte para o infinito... E nesse mar, não será capaz de me convencer que este azul é finito!

O vento passará por meus cabelos, que mesmo curtos vão se mexer em respeito à esta força fantástica...
Meus pelos vão se arrepiar com o toque suave da brisa em minha pele...
Meus olhos tentaram se fechar, mas resistirei, e então o sol brilhante refletido nestas ondas ora azuladas, ora esverdeadas, será a visão mais ofuscante...


Quando finalmente nos afastarmos o bastante começará a jornada real... Desceremos à profundidade de periscópio e então somente os anjos e os olhos tremendamente antos poderam nos ver, e isso em águas muito límpidas.


Seremos um peixe enorme, um soberano nas águas mais rasas, mas um soberano temporário que somente espera o momento para sua submersão total, para as águas profundas, aquelas onde a luz não alcança, onde vozes não são ouvidas...

Onde por mais que a atmosfera pareça ser nebulosa e triste, existe também a alegria e a vida, de se estar onde o homem normalmente não poderia estar, a beleza de superar os desafios da vida, de atravessar o mar em silêncio profundo em contato com outras energias que daqui de cima não podemos ver ou sentir.


A jornada começa agora... e o fim é inesperado...
Que venha a jornada...
Que venham as profundezas, e as águas rasas...
Seja onde for ou quando for eu vou navegar...
Só ou não, que seja o que importa é somente meu navio!

E ademais...

Não se deixem enganar pela característica básica de ser um navio submergível... Pois também aqui guardamos alguns de nossos segredos...
Peixes vivem na água ma podem sim causa certa surpresa em situações de necessidade, seja de fuga ou de caça e ferocidade ou até mesmo por puro exibicionismo...

Além de toda a beleza do mar, sua força e sua energia posso ainda aproveitar da energia da força, velocidade e poder desse "peixe", que por vezes, gosta também de "voar"...


Vamos ao mar, vamos à vida, vamos navegar!

Nenhum comentário: