domingo, 15 de agosto de 2010

V - J - Day

Eis aí ao lado umas das mais marcantes imagens da Segunda Guerra Mundial.

O hasteamento da bandeira dos Estados Unidos da América no cume do monte Suribachi, na ilha de Iwo Jima, simbolizando o fim de uma intensa batalha e o triunfo das forças aliadas.

Para alguns além de demonstrar a pujança das forças estadunidenses envolvidas nas batalhas do pacífico essa imagem comprovou que naquele 23 de Fevereiro de 1945 o avanço aliado rumo Japão era não somente incansável como já se tornara impossível de ser detido.

1945 havia começado e guerra para o Eixo já era perdida, na realidade os Aliados já assim consideravam desde 1942, quando articulações foram iniciadas entre os líderes aliados tentando antever o final da Guerra, apartir de 1943 os líderes de EUA, Grã-Bretanha e União Soviética passaram a se reunir já planejando o mundo pós-guerra.

Após a batalha de Iwo Jima que tomou parte entre Fevereiro e Março de 1945, os Aliados no Pacífico miravam Okinawa que esteve em batalha entre Abril e Junho, neste meio tempo, os Aliados na Europa já estavam em solo continental, invadindo a Alemanha.

A corrida entre Estadunidenses e Britânicos contra os Soviéticos rumo a Berlim existia, porém o próprio comandante americano, Eisenhower, já havia dito que não era de interesse americano tomar Berlim dadas as circunstâncias e dificuldades. Mesmo assim os soviéticos correram e em 2 de Maio Berlim finalmente caia sobre a fúria implácavel do Marechal Georgy Zhukov.

A Guerra havia acabado na Alemanha, os combates se encerravam no teatro da Europa, no Norte da África o conflito havia acabado os mares do Atlântico não mais eram águas inseguras, só faltava o fim no Pacífico.

A Batalha de Okinawa chegaria ao seu fim em Junho com o poderio Japonês esfacelado por completo, sua Marinha realizou a última operação tentando salvar Okinawa, a operação Ten-Go, um fracasso. Ataques aéreos ao território japonês se intensificaram, ataques com bombas incendiárias incineravam quarteirões e mais quarteirões de cidades japonesas e o fim era mais inevitável ainda.

O Imperador Japonês tentou negociar uma rendição através de Stalin em meados de Julho e fracassou, Harry Truman então presidente americano negou o pedido, pois o desejo era de uma rendição incondicional do Japão.

Em 6 e 9 de Agosto o mundo parou para ver duas bombas nucleares explodirem e assim varrer duas cidades do mapa matando instantâneamente milhares de pessoas.
E a União Soviética declarou guerra ao Japão em 8 de Agosto abrindo uma forte ofensiva sobre a Manchúria ocupada por forças Japonesas, juntamente do aumento da pressão de forças chinesas contra as posições japonesas em seus territórios.

Em 15 de Agosto, 6 dias depois da última bomba atômica e 7 dias depois do início da deterioração fatal do front chinês, o imperador Hirohito não tinha mais nenhuma solução e através de sua rádio nacional ele declarou a rendição japonesa e o fim informal da Segunda Guerra mundial, marcando o que os americanos passaram a conhecer como "V-J-Day", o Dia da Vitória sobre o Japão.

Imagem marcante deste momento é essa, “O Beijo” de Alfred Eisenstaedt, marcou o fim da Guerra e a Clara festa do povo Estadunidense com isso.

HOJE É O "V-J-DAY"

Nenhum comentário: