Já tem pouco mais de uma semana que assisti o filme mas enfim vou manter minha tradição de fazer o review.
Homem de Ferro 3 prometeu muito, o filme foi bem aguardado desde o ano passado e a verdade é, creio eu, que depois dos "Os Vingadores" os fãs entraram quase que automaticamente em contagem regressiva para este filme.
Bem, pelos trailers, como o exemplo abaixo, era possível esperar um filme um tanto mais sério e até mais sombrio (e lá vamos nós com a onda toda da "Dark Knightização" dos heróis, fórmula de sucesso lançada pelo Nolan e devidamente aplicada agora até na Marvel).
Trazer um vilão tradicional do Homem de Ferro, provavelmente o mais marcante foi um golpe muito bem dado para gerar mais expectativas ainda. Particularmente eu acho o Mandarim um dos melhores vilões da Marvel e a adaptação dele ao filme para tornar o mais "realista possível" foi bastante interessante.
ZONA DE SPOILERS! (não continue se não quiser saber!)
O filme se inicia com Tony Stark (Robert Downey, Jr.) relatando sua história, remontando uma virada de ano em 1999, de maneira bastante interessante e deixando claro que os fatos daquele Reveillon iriam "procurar" por Tony no futuro. Neste relato Tony tem contato com uma bela bióloga, Dr. Maya Hansen (Rebecca Hall) com uma pesquisa interessante sobre regeneração celular porém ao final, mesmo com esse intelecto não passa de "mais uma na conta do Tony" e temos um outro cientista peculiar, Aldrich Killian (Guy Pearce), feio e desajeitado que é enxotado pelo bom e velho Tony em sua boa forma arrogante.
Passamos aos tempos atuais, onde vemos um Tony Stark claramente abalado pelos eventos de Nova Iorque (os eventos de "Os Vinagdores"), desenvolvendo também crises de ansiedade, algo que não combina nem um pouco com a personalidade forte e auto-confiante de Tony. Juntamente à isto temos um Tony Stark muito mais preocupado com "Pepper" Potts (Gwyneth Paltrow) e na intenção de protegê-la.
Passamos então a contar com um terrorista internacional que é chamado de Mandarin (Ben Kingsley), cujo os atos terroristas ameaçam cada vez mais os Estados Unidos e o mundo, chegando ao ponto de a "Máquina de Combate" (eu preferia que tivessem mantido como Máquina de Guerra) recebe uma nova pintura e novas tarefas como o "Patriota de Ferro" na caça do Mandarin, o Col. James "Rhodey" Rhodes (Don Cheadle) mais uma vez está no comando do Patriota.
Após um atentado do Mandarin, utilizando uma pessoa como bomba (sim a pessoa explode sozinha) e ferindo gravemente o antigo segurança de Tony, Happy Hogan (Jon Favreau), o assunto se torna pessoal e Tony desafia Mandarin publicamente e como resposta o terrorista ataca e destroi a casa de Stark não antes de que a Dr. Maya Hansen reapareça para tentar avisar Tony de que o Mandarin se utilizou de sua pesquisa. A sequência é muito legal e ressalto o esforço de Tony em proteger Pepper com ela chegando a utilizar um traje de "Homem de Ferro".
Tony Stark acaba sendo dado como morto. Pepper inconsolada segue com a Dr. Maya Hansen só para acabar nas mãos de um velho conhecido seu Aldrich Killian, que depois de rejeitado por Tony em sua pesquisa fora recentemente rejeitado por Pepper também.
Tony acaba parando no Tenesse onde investiga outro atentado com caraterísticas semelhantes as do que feriu seu amigo e acaba desenvolvendo uma amizade com o jovem garoto Harley (Ty Simpkins) que o ajuda a reparar em parte seu traje de descobrir parte do enredo. O relacionamento que Tony desenvolve com o garoto é interessante uma parte mais leve do filme e mais uma vez vemos um Tony mais humano, mesmo que ainda com arrogância de sobra para não esquecermos de quem ele realmente é.
Tony acaba descobrindo que o Mandarin é somente um personagem interpretado pelo ator Trevor Slattery (Ben Kingsley) e que na realidade a mente por trás de tudo é Aldrich Killian juntamente com pessoas que estão modificadas com o "EXTREMIS", a pesquisa da dr. Maya. O Patriota de Ferro acaba capturado assim como Pepper e o próprio Tony.
Após a revelação de toda a trama, a dr. Maya acaba sendo executada por hesitar em suas "convicções terroristas" diante do lado mais humano de Tony e as intenções de proteger Pepper. Tony e o Col. Rhodes escapam para tentar salvar o Presidente de um atentado e nisso descobrimos que o vice-presidente foi corrompido por Killian. Tony e Rhodes não evitam porém que o presidente seja capturado.
O filme se encerra com uma fantástica sequência de combate em um navio onde após muita ação e intensidade com direito a um sei lá qual número de trajes "Homem de Ferro" remotamente controlados por JARVIS lutando contra os soldados contaminados com EXTREMIS de Killian, e o próprio Killian, Pepper Pots quase é morta, mas somente o bastante para mostrar que ela foi contaminada pela EXTREMIS e no final ela acaba salvando a vida de Tony, e em meio a tudo isso o Col. Rhodes retoma seu traje de Patriota de Ferro e salva o presidente.
Após a morte de Killian, o vice-presidente é preso, assim com o ator Trevor Slattery.
Tony trabalha para ""consertar" Pepper, retirando o EXTREMIS dela, e decide "se consertar" também, retirando os estilhaços que o fazem utilizar o "coração de homem de ferro". Tony dá de presente para o garoto Harley uma oficina toda equipada como gratidão e o filme se encerra com Tony jogando seu "coração de lata" fora.
Temos uma rápida cena pós-créditos onde vemos que a narração de Tony Stark é ele contando sua história para ninguém menos do que o Dr. Bruce Banner (Mark Ruffalo) onde o Dr. Banner dorme no meio dessa narração gerando um descontentamento em Tony e mesmo após explicar que esta não é a especialidade dele Tony segue a tentar contar mais ainda de sua história.
COMENTÁRIOS GERAIS:
A fotografia do filme é legal, apesar de não ser "o ponto alto" e nem precisa ser, mas foi bem retrata e cuidada. Os efeitos ficaram muito bons especialmente com um final contendo tantas armaduras combatendo super-humanos geneticamente modificados e isso sim é o ponto alto e de fato cumpre as expectativas.
Porém o ouro do filme está na trama e nas interpretações dos atores em si e nesse aspecto eu considero que o de todos os filmes de heróis da Marvel este foi o que se superou, o melhor roteiro em minha humilde opnião e sem dúvida a melhor execução dado o elenco selecionado não podia se esperar menos do que isso.
Robert Downey, Jr. faz seu bom trabalho de sempre assim como a Gwyneth Paltrow em mais uma boa atuação e sem comprometer, aliás a atriz que já venceu Oscar também não foi tão exigida mesmo com o "aumento de responsabilidade" de Pepper.
Faço um adendo as excelentes participações de Ben Kingsley e Guy Pearce, não dava para esperar pouco desses caras e eles não decepcionam, Ben Kingsley já tinha meu respeito a algum tempo e só me deixou ainda mais na expectativa de ver o "Ender's Game". Guy Pearce já confirmou a suspeita que eu tinha de que ele manda bem e bastante bem e ressalto que ele como a mente maligna do filme foi uma grata surpresa e uma boa execução.
Bem, como falei do Ender's Game, acho que de ficção com herói esse ano a próxima pedida é ele e vou deixar o trailer aqui para apreciação. Ben Kingsley e Harrison Ford, acho que promete não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário