sexta-feira, 21 de agosto de 2009

As Armas do Brasil, um leve toque de "filosofia(?)"


Este aí é o Brasão do EMFA, o antigo Estado-Maior das Forças Armadas, que hoje não mais existe...

O EMFA era o orgão que unia as vozes dos militares após o retorno de governo civil em 1985 para tentar manter a força dos militares no governo, não mais de forma mandante, mas manter não só o respeito como principalmente os recursos e uma das principais funções do EMFA era também a de coordenar as forças.

Ponto fato é que desde a Segunda Guerra mundial, passando de Getúlio para governos
civis depois para o regime militar e a mais "recente" época de poder civil no Brasil nossas tropas foram deixadas quase que às traças.

O EMFA não funcionou como deveria enquanto existiu, não foi eficaz em garantir verbas para projetos de médio e longo prazo, não acertou na distribuição das tropas, talvez não tenha acertado sequer na distribuição de recursos financeiros...

Mas não vou culpar muito os militares, pois as decisões que englobam verbas no Brasil possuem um âmbito (infeliz) político muito grande e portanto nossos servidores da pátria (principalmente os de patente mais baixa) que "lutam" na defesa do que é nosso, são obrigados a conviver com a situação de atraso.

Não podemos é tolerar mais atrasos ou o governo insistindo em atuar com sua politicagem para "atrasar" as necessidades urgentes da linha de frente. Não estamos
mais em uma américa do sul calma e tranquila, onde ventos de marasmo sopram onde a política instável e golpes de estado não são problemas por que os países são extremamente pobres e desarmados.

















Foi se o tempo de paz e agora nossos equipamentos são de ontem, ou de anteontem... A exemplo da imagem aacima... Um moderno tanque alemão, Leopard modelo A5, extremamente capaz! Fabricado nos anos 70 e possuindo tudo aquilo de mais novo que existe para combater modernos veículos de transporte de pessoal como os BMP 113 comprados pela Venezuela certo? ERRADO!

A situação de nossa cavalaria mecanizada é tão lastimável que sinto profunda vontade de chorar, principalmente por que nos anos 80 a "saudosa e falida" ENGESA desenvolveu o EE TT 1 Osório, aquele foi por um curto período de tempo considerado como o tanque mais moderno do mundo tendo superado os Abrams americanos, Ariette italiano, AMX francês e Challenger britânico, e este tanque só não superou os T-72 e T-80 russos porque não teve oportunidade!

O projeto feito para concorrer no exterior fracassou por razões políticas e o governo brasileiro não quis por que era caro, resumindo a história foi para o lixo à toa e perdemos algo que além de ser um orgulho nacional ou seria muito útil...

Não nos preocupemos por que no mar a nossa vida melhora não é? Mas é claro! A Petrobras possuí ampla capacidade de exploração de petróleo submarino e por isso devemos ser líderes de tecnologia naval?

Bem, é óbvio que desrespeitei a inteligência de todos com e
ste comentário acima, afinal uma coisa não tem absolutamente nada relacionada com a outra... Bem, ao
menos muito pouco.

O exemplo bom é a imagem acima, a Corveta Barroso (V-34), que foi feita no Brasil! Tecnologia nacional, porém demorando 14 anos para ficar pronta, o que se trata de absurdo já que em qualquer outro lugar do mundo uma corveta não demoraria mais do que 3 ou 4 anos para estar pronta. É um navio pequeno com pouco mais de 2.300 toneladas de deslocamento, mas nem isso damos conta de fazer direito. Não entrarei no mérito de
nossos submarinos, pois eles fazem muito e muito mais do que deveriam até e nosso porta-aviões que ficou anos parado no estaleiro (depois de ser comprado com mais de 40 anos de uso) também será poupado de comentários.

Então ficamos por último para citar as capacidades de nossa Força Áerea, a arma que possuí um esquadrão que recebeu um P.U.C. (Presidential Unit Citation) uma condecoração americana importante e sendo um dos únicos 3 grupos de combate não americanos a receber essa indicação na Segunda Guerra.

O Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GavCa) recebeu em 1986 a P.U.C. por sua bravura na campanha da Itália contra os remanescentes das forças italianas e principalmente diante da Luftwaffe.

Então na Força Aérea as coisas vão bem afinal arrendamos Mirage 2000 dos franceses à pouco e compramos carguerios Casa C 295 também a pouco... Não é?
CLARO QUE NÃO!

A situação é tão grave que tivemos de arrendar emergencialmente 12 Mirage 2000 da França somente para não perdermos a capacidade operacional do 1º GDA, justamente o esquadrão que defende o espaço áereo sobre a capital nacional!

Agora nosso novo programa de reaparelhamento (novela que dura desde 1998) parece que finalmente mais vai sair, mas esbarra em crise financeira mundial, crise do senado, proximidade de eleição e mais o que quiserem achar para dar de desculpas e manter mais um atraso... Nos resta ao menos o orgulho de ter um equipamento desenvolvido em parceria com a Itália e que é fabricado no Brasil, que já teve seu batismo de fogo e eficiência comprovada (além de já ter participado de diversos exercícios militares demonstrando sucesso), o AMX ou nosso A-1, abaixo:

O problema é que tudo isso ainda é muito pouco!
Mesmo com a excelência de pessoal que reconhecidamente as Forças Armadas Brasileiras possuem, mesmo com a expertise que temos em combate na selva, nada disso basta para eventuais situações de conflito moderno!

A história do mundo passou, os tempos mudaram e realmente o mundo girou e o Brasil parou, nossa deficiência tecnologia e até mesmo técnica não surgiu da noite para o dia e foi fruto de vários erros em todos os escalões militares e civis, a coisa se tornou muito séria, mas hoje é assunto mais do que urgente.

Sei que se torna um assunto muito difícil em meio a tempos de crise e até mesmo tempos de epidemia, mas o fato é que o investimento pesado em defesa já se mostrou ser válido e útil em várias partes do mundo, nos EUA, Europa e Rússia os orçamentos de defesa suprem forças que não somente causam "medo" como colocam respeito para os seus países e muito é gasto com o desenvolvimento de tecnologia!

SIM! Muito do que se faz para montar uma arma é investimento em tecnologia e que pode possuír diversos outros desdobramentos, utilidades, vantagens, além de criar empregos e permitir desenvolvimento real ao país!

Para o Brasil tudo!

Nenhum comentário: