quinta-feira, 20 de agosto de 2009

PELAS ARMAS DO BRASIL!

A espada alada da FAB - Força Aérea Brasileira!


Não tenho imagem do brasão do EMFA ou de todas as armas como seria aconselhável para o momento.
Não ia mexer com o blog hoje também, mas vai um post mais de esclarecimento, no sentido de tornar mais claro e abrir horizontes e até mesmo aproveitando que o mês de Setembro vem chegando.


Em primeiro lugar, o Setembro! No dia 7 de Setembro comemoramos nossa independência, que foi sim brigada e lutada e um grande (e infelizmente incalculável) número de brasileiros deram sua vida pela causa, antes e durante o processo.
Tivemos conflitos armados sim, mas muito pouco foi documentado e hoje historiadores correm atrás desses fatos, na Universidade de Brasília, se procurando se acha pesquisas neste sentido.

No dia 7 de Setembro teremos parada militar e gastos pela festa e principalmente com os militares e a parada, sempre vem aí um sem vergonha dizer que é gasto com bobagem e a parada é algo estúpido!
E é... estúpido que fala tamanha asneira, não vou, nunca fui à uma para, mas acompanho pela TV desde que me entendo por gente e vibro na janela quando os aviões e helicópteros passam pela minha casa.
Moro em Brasília e assumo o peso do sacrilégio de não participar da festa que defendo, mas acompanho na integra pela TV, somente busco um angulo melhor para ver os aviões que são minha paixão.

Depois do 7 de Setembro, se o bom Deus ajudar, o governo deverá anunciar um programa de reequipamento da Aeronáutica, que vai girar em mais de 1 bilhão de dólares e se o bom deus ajudar essa cifra vai dobrar ou tripiclar, quiçá até quadruplicar em ordem de termos até 2030 (um prazo já absurdo!) um reaparelhamento completo do quadro de combate daquela força.
O programa inicialmente trata de aquisição de 36 caças com transferência de tecnologia ampla e profunda e possibilidade de fabricação sob licensa além de fomentar a indústria de defesa brasileira.

E lá vem a turma da abobrinha dizendo que é absurdo gastar isso em armas, e mais absurdo ainda gastar mais de outro bilhão em submarino nuclear e mais alguns bilhões em navios para a marinha e mais um tanto de dinheiro em novos rifles e veículos para o exército...

E lá vou eu, simplesmente dizer que quem fala isso não consegue ver o chão no qual pisa!

Hoje nossas forças contam com uma incrível capacidade de pessoal, nossos homens são talvez os melhores do cone Sul e certamente figuram entre os melhores do mundo, sempre demonstramos capacidade exemplar em exercícios militares que participamos, nosso centro de treinamento em combate na selva é referência mundial e ganhamos recentemente o torneio que reuniu comandos de mais de 10 países (só os melhores dos melhores).

Porém nossa capacidade técnica é pífia, nossos equipamentos estão defasados e muito defasados, mesmo que estejamos em uma ilha de calma e marasmo como ainda insistem em dizer que é a América do Sul, o fato é que não se pode abaixar demais.
O poderio militar ainda é fator determinante no mundo, é demonstração de que uma nação protege seus interesses, pode se defender e tomar voz nas questões mundiais.
Ainda existe preponderância da espada para se ter respeito do mundo e aos que pensam que não, mesmo os "nanicos" Coréia do Sul e Japão (este último que possuí restrições para proliferação militar) possuem aquilo que o mundo tem de melhor e fazem em casa aquilo que há de melhor em tecnologia de defesa.

Um ex-membro do governo Mangabeira Unger, uma vez comentou que se tratava de algo alarmante o país gastar em defesa com tanto a ser feito na educação, saúde e infra-estrutura, mas ele mesmo sabia que a defesa também não pode esperar.

O quadro de nosso país apesar de tudo ainda caminha para uma melhora na educação (mesmo que a passos de formiga) e o problema da saúde este já é mais complicado... Mas a defesa esteve esperando desde de a década de 80!!! Estamos a 20 alarmantes anos atrasados.

Nosso povo não pode perecer em um hospital, mas também não pode sofrer com as mazelas de um eventual conflito, e no momento se um eventual conflito ocorresse nossa única chance de "resistência" estaria nas mãos de homens bem treinados que possuímos e no fator numérico que nossas "ARMAS" possuem à disposição, fator numérico humano.

Hoje o quadro da defesa brasileira sofre com o fato de ter de sustentar um quadro crescente de inativos, pensões para mulheres e filhas de ex-militares, sustentar estruturas físicas, investir em novas instalações, manutenção de equipamentos, alimentação e guarnição de homens, munição, gastos operacionais para se manter a tropa em prontidão e até mesmo com a saúde dos militares.
São muitos gastos para um gabinete que já enfrente diversas dificuldades em se manter recebendo recursos da união, pois políticos insistem em enxergar defesa como superfluo...

A reforma da previdência não alcançou por exemplo a escalada militar, pois na carreira militar o ex-militar entra para reserva com o salário de um posto acima do seu atual, assim sendo é hoje a única carreira em que o fulano aposenta como "deveria", ou seja, ganhando mais do que quando na ativa...
A teoria é assim, até que funciona e é muito boa pela lógica de que no momento final da vida a pessoa terá mais gastos do que antes, devido à saúde principalmente...

Mas o que todos pensam? Que se dane! As verbas militares já são muito altas!
Não há sentido se gastar em armas!

Pois digo que há, principalmente no quesito de se fomentar a indústria nacional e quem sabe assim trazer mais recursos para o país e assim permitir melhores investimentos ou aumentos em verbas públicas.

As armas do Brasil são maltradas, mal julgadas e assim não podem continuar.
Consciência Brasil!
Defendam as Forças Armadas, Defendam o Brasil!

Nenhum comentário: