quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Os momentos antes do vôo

Todos os preparativos são feitos antes do vôo, desde a definição de qual rota, qual trajeto/percurso será realizado, com detalhamento minucioso de tempo, velocidade, altura e contatos de rádio.

A mente da máquina, o piloto é colocado para checar, verificar todos os pormenores e observar se seu "cavalo voador" está apto ao vôo, se tudo vai bem, se não ocorre nenhum vazamento ou eventual problema.

Os momentos antes do vôo podem ser recheados de uma emoção e nervosismo como se aquele vôo fosse ser o primeiro do piloto ou como se fosse simplesmente o "vôo da vida" do piloto. O famoso e conhecido "frio na barriga" para um experiência tão repetida e mesmo assim tão nova.

Talvez o mais marcante e o que me recordo como altamente marcante é a sensação de entra na cabine ou no "cockpit", tem os instrumentos a sua frente e perceber que com meia dúzia de movimentos seus um pássaro sairá do chão.

Novamente o nervosismo aumenta, a adrenalina começa a correr ainda mais forte pois agora assume-se completamente o posto de "mente" da máquina, ela fará tudo aquilo que você ordenar, até mesmo o coração da máquina, os motores, terão uma "gerência" sua.
Tal qual um passáro, tal qual um animal, tal qual uma pessoa.

A "mente" passa então a um estágio final de nervosismo para efetuar o vôo, para tirar finalmente o pássaro do chão, para os céus recebam mais um "filho" em seu lar.

Depois de ligados os motores após todo o ritual de vistorias em terra o canopi está baixado, seu corpo se integra a máquina e o "taxiar" pela pista é meramente um período para se acostumar ao assento. Quando se está na cabeceira da pista não tem mais nada à fazer, só empurrar a manete e sentir a vibração, dos motores, do ar, do avião, do seu coração...

O pássaro de metal se ergue, o mais pesado que o ar alça vôo, o trem de pouso é levantado e flaps também... O chão vai se afastando e agora o lar é azul, infinito e cada vez mais alto!

Nenhum comentário: