terça-feira, 20 de outubro de 2009


Este é o modelo de helicóptero abatido no Rio de Janeiro, no sábado dia 17 de Outubro de 2009.

Este modelo é conhecido no meio "popular" como "Esquilo", o nome "científico" seria "AS 350 Ecureuil", uma aeronave inicialmente criada e fabricada pela EUROCOPTER, empresa européia de fabricação de helicópteros.

Os modelos de "Esquilos" já são fabricados no Brasil à algum tempo e são praticamente que o padrão utilizado por todas as polícias do Brasil, além disso é utilizado também por Corpos de Bombeiros em diversas cidades, Polícia Rodoviária Federal e até mesmo Departamentos de Trânsito.

O modelo AS 350 Ecureuil nada mais é do que um helicóptero leve, que pode transportar até 6 pessoas (incluindo o piloto e co-piloto), de estrutura simples, maleável e polivalente ele é utilizado hoje no Brasil também por nossas forças armadas (Exército e Marinha).


Infelizmente o pobre "Esquilo" (que poderia ser um do tipo "voador") não estava devidamente preparado para enfrentar munição vinda de um rifle como este: AK-47.
Avtomat Kalashnikova - 1947

Fuzil operado à gás, de protótipo construído ainda em 1944 na União Soviética, em plena guerra, e que se tornou "operacional" somente em 1947.

O pobre e infeliz esquilo da Polícia Militar do Rio de Janeiro era teoricamente blindado em sua parte inferior, mas não foi capaz de resistir os tiros que foram disparados contra ele. É muito possível que minha suspeita sobre tiros de AK-47 terem derrubado o Esquilo estar incorreta, porém, existe possibilidade da mesma estar correta.

A AK-47 é um armamento fantástico utilizado até hoje sem reclamações de seus usuários, e mesmo que o calibre seja relativamente baixo (7,62 mm) estamos falando de um fuzil com alta taxa de disparos e com alcance útil superior à 1,5km, muito provavelmente chegando à 3 ou mais quilômetros.

Estou insistindo na AK-47, por que mesmo com o calibre baixo, esse fuzil é capaz de proezas incríveis.
A imagem do SBT em que o helicóptero estava no ar já em chamas demonstra fogo na parte traseira e pela parte de baixo do helicóptero, vai de encontro com as informações sobre blindagem do helicóptero em sua parte inferior.

Voltando à falar de AS 350 nós temos um helicóptero leve, com peso vazio de pouco mais de 1.200kg, e além disso é um monoturbina, o que reduz sua possibilidade de voar com uma blindagem descente.

Seja como for, os bandidos devem ser presos e logo!

Nenhum comentário: