segunda-feira, 19 de outubro de 2009

AAA - Anti Aircraft Artillery



A arma anti-aérea, desenvolvida em paralelo com a evolução da arma aérea...

Nos idos da Primeira Guerra Mundial o homem já fora capaz de claramente perceber a necessidade de uma força de oposição, mesmo que mínima, partindo do solo.
Os aeroplanos não eram invencíveis, pelo contrário eles eram muito vulneráveis, muitos sequer possuíam fuselagem de madeira, muito não passavam de uma armação de madeira com tecido, era um prodígio montar um motor em uma estrutura dessas e fazer a máquina voar.

Os aviões na 1ª Guerra Mundial ainda eram também lentos, vulneráveis, mesmo que no final da guerra alguns modelos já apresentassem até fuselagem de chapa metálica e desenho de monoplano.

Na 2ª Guerra Mundial, a "Flak Gun" ou o "Triple A" como ficariam conhecidas as armas anti-aéreas mais comuns tomaram lugar importante no cenário. A defesa área efetuada por caças existia, mas era insuficiente, a necessidade de Artilharia Anti-Aérea era óbvia e ela estava presente e foi responsável pela derrubada de vários aviões, tanto pelo lado dos aliados quanto pelo do eixo.
Os desenvolvimentos de mísseis anti-aéreos começou também na 2ª Guerra com seu maior expoente sendo os foguetes: "Wasserfall" que a Luftwaffe tentou utilizar para fins anti-aéreos.

A evolução continuou em todos os outros conflitos, como na Coréia, Vietnam, conflitos Árabe-Isralense. Mas a peça de artilharia anti-aérea permanece até hoje nos campos.

Em teoria derrubar uma aeronave é difícil. As baterias anti-aéreas utilizam projéteis e por isso seu alcance é limitado e por isso eles acreditam em GOLDEN BB, ou seja: "Mande chumbo para o alto, reze pela chance de 1 em 1 milhão de que a bala ou um estilhaço acerte um ponto vital do avião e o derrube-o.

Mas não precisa-se de míssil ou de bateria anti-aérea, no Rio de Janeiro os marginais fazem isso (derrubar uma aeronave) com armas mais leves e conhecida como um fuzil de 7,62mm de calibre, mais conhecido como AK47.

Incrível como dizem que o "Esquilo" da PM carioca era "blindado" nos fundos...

Enfim, o fato é que a Fada "Kalashnikov" é única e parece que foi a culpada pela audaciosa ação de derrubada de um helicóptero.

Blindagem de verdade para helicópteros de Polícias no Rio e equipamento ideal para que os PM's possam dar o devido "FIM" aos traficantes...

Nenhum comentário: