domingo, 18 de outubro de 2009

Infelicidade...



As fotos desta postagem foram extraídas da matéria: http://g1.globo.com/VCnoG1/0,,MUL1345166-8491,00.html


Não posso de deixar mais do que claro o meu enorme descontentamento com tal incidente.

Em pleno no dia em que a Força Aérea Brasileira, a arma que protege nossos céus, nosso "solo celeste", está em festa pelo aniversário de um dos eventos mais relevantes da história da humanidade (e principalmente por que este evento foi executado por um brasileiro, utilizando-se nada mais do que a genialidade brasileira), temos uma tragédia dessas.

Estamos falando de uma aeronave abatida em combate, onde dois de seus quatro tripulantes faleceram, ou seja foram K.I.A. (Killed In Action = Mortos Em Ação).

Os termos "aeronave abatida", "tripulante falecido" "K.I.A." são relativamente habituais do meio "aéreo" nas aviações militares, especialmente dos grandes países que se envolvem nos conflitos mundiais, seja pela ONU ou seja pela OTAN. Estamos portanto falando de termos que ocorrem com pilotos e aviões fora de seus países de origem.


O que vemos no Brasil é que nossa aviação "civil" (pois mesmo sendo da Polícia MILITAR, não se trata de aviação militar, a polícia militar não é vinculada ao Ministério da Defesa e/ou algum comando militar como Aeronáutica ou Exército), é tão ou mais atribulada do que a aviação militar de alguns países... Aliás... De vários e vários países.

Pouco estou me importando com o que pensam sobre meu "anti-brasileirismo", as postagens anteriores deste próprio blog já podem responder por mim para uma vida inteira.

O fato é que pensar no Brasil, ser brasileiro é também sim: CRITICAR, QUESTIONAR, SE REVOLTAR.

Não pode-se tolerar ato de violência como este de maneira alguma, estamos falando de um helicóptero de polícia abatido em um perímetro urbano, fato que abre precendente mundial, situação que demonstra total desgoverno de uma cidade... Flagrante de Guerra Civil?!?!

Ônibus é incendiado e após o fogo cessar moradores da "comunidade" (que de comunidade tem na verdade muito pouco) saem para depenar as partes carbonizadas do ônibus!!! A visão é quase tão dantesca quanto o próprio inferno de Dante!


Para completar o dia, políticos vão à mídia (que muito espetaculariza mesmo...) dizer coisas como "a mídia está fazendo uma campanha negativa, que existem problemas, mas que o Brasil e o Rio tem competência e capacidade para resolverem os problema" (mais ou menos o pensamento de nosso nobre presidente), e para absurdo total e completo uma certa MINISTRA ainda vem me dizer que o Tribunal de Contas da União (órgão responsável por manter gastos públicos na linha) não pode embargar obras que sejam necessárias para Olimpíadas ou para a Copa...

Brasil, é um país de pacas né?! Só pode... Nossos políticos nos tratam como tal e fecham os olhos para os problemas, nossas polícias além da desmotivação vivem em meio a corrupção e falta de meios físicos/materiais e nosso judiciário coroa ainda mais o complexo "sistema" com o seu "óleo vencido"...

Definitivamente só posso dizer uma coisa depois disso tudo:
Rio de Janeiro não possuí capacidade mínima de realizar jogos Olímpicos hoje!

Lamento aos "empolgados" de plantão, mas o Rio 2016, só e somente só poderá ocorrer quando mudanças muito mais do que profundas aconteçam na cidade e momentos como os de hoje, espetacularizados ou não, mal demonstrados ou não, só comprovam que a capacidade não existe hoje e a possibilidade de que exista no futuro é no mínimo "tenebrosa".

Um comentário:

Lília Viana disse...

Não vai ser simples promover essas mudanças assim rápido. Ninguém se preocupa em promovê-las desde.. humm, desde sempre.. :S


[meu blog na verdade é bem instável, às vezes vou lá escrever umas besteiras, às vezes abandono ele. enfim.. :P o seu parece mais regular que o meu, e gosto dos textos :) vou passar aqui sempre]