segunda-feira, 9 de novembro de 2009

BESOURO : Nasce um herói


Lançamento de um filme nacional, e que pela primeira vez eu não só fui assistir no cinema como eu queria assistir.

Coreografias de lutas feitas pelo mesmo cara que foi o responsável pelas coreografias de "Kill Bill", somente por isso o filme já mereceria atenção especial, pois jamais ouvi falar de um filme nacional indo buscar artifícios fora do país, tais como esse...

Eu realmente criei muita expectativa sobre este filme, realmente tive uma visão de que este poderia sim ser o primeiro "block buster" brasileiro, filme que ainda marca a estréia de um novo diretor, João Daniel Tikhomiroff, que antes era publicitário e vencedor de diversos prêmios internacionais de publicidade.

Talvez estivesse aí o grande trunfo do filme, um diretor que não é um "cineasta" essa mania que se tem no Brasil que filme tem que ser dirigido por um cineasta, um artista, um cara considerado como "intelectual"... Resultado: os filmes ficam "cult's" demais e acabando sendo um bando de porcarias de pseudo intelectuais... Isso é o que penso.

Mas o filme Besouro infelizmente morreu para mim nas minhas expectativas excessivas geradas sobre o filme.

É fato que a fotografia foi excelente, bons takes, com boa iluminação, e o filme conta ainda com um bom tratamento de som, trilha sonora pertinente (não diria harmoniosa, porém pertinente) e interpretações muito interessante de atores que jamais havia visto antes.

Além disso o nosso novo cineasta parece ter trazido bons frutos da Publicidade e o RITMO da narrativa fluí bem, pela primeira vez assisti um filme nacional tranqüilamente em minha cadeira e relaxado sem ficar entediado ou louco para o filme terminar.

BESOURO não sofre do mal de ter takes de 30 segundos que parecem ser mais de 5 minutos!
A história é interessante, porém se perdeu na linha de equilíbrio entre ação (que o filme claramente se dispõe a mostrar) e a vertente ideológica de demonstrar a segreção racial e o patrimônio cultural que é (hoje) a capoeira.

Cortes de cenas no meio do filme em que aparecem os orixás me deixaram levente confuso sobre a linha cronológica do filme depois, mas tudo deu certo.

Além disso a ação é diminuta, eu imaginava ver muito mais sequências de combate... Doce ilusão, o filme mostra pouco disso, o trailer passa uma falsa impressão de mais combates... Obra de publicitário...

Enfim... O roteiro é bom tem muito potencial e eu particularmente acho isto.
Só espero que a moda de Besouro pegue e novos filmes nacionais apareçam com essa mesma capacidade e potencial!

Nenhum comentário: