domingo, 22 de novembro de 2009

A day at the Zoo








Aí está algo que eu não fazia à muitos (e muitos, e muitos) anos.

Visitar o Zoológico.
Iniciarei o comentário sobre essa visita deixando clara minha opinião sobre uma questão:
Se concordo ou não com o fato de se prenderem animais para exibição, mesmo que seja em um Zoológico

Essa idéia veio à minha mente no meio da visita quando a esposa de meu amigo (fui com um amigo, sua esposa e pequeno filho do casal) comentou que tem pena dos animais presos, mesmo que seja no Zoológico...
Pensei sobre isso rapidamente e a resposta veio em um instante: Eu também não gosto de ver os animais com sua liberdade restrita, porém é o único jeito de ver o animal de perto, sem ser pela TV e além do mais existem animais que são apreendidos (por contrabando ou o que quer que seja) ou feridos e que não são capazes de retornar a natureza.

Vale ressaltar ainda que Zoológicos são centros de pesquisa sobre alguns hábitos e costumes dos bichos e até mesmo centros de reprodução (em cativeiro).

O fato é que fiquei bastante impressionado com a conclusão à qual cheguei sobre os felinos.
Não gosto de gatos, nunca fui muito chegado, sempre preferi cachorros... Mas no Zoo é inegável a "atração" que os grandes felinos causam, até mesmo a mais simples "Suçuarana" causa impressão forte.

Os Tigres e sua imponência natural, os Leões e sua tradicional imagem de "Rei dos Animais", enfim, pena que a visita fora no início da tarde... Um sol escaldante e um horário em que os animais preferiam não somente ficar na sombra como estavam em geral dormindo...

O Zoológico é sem dúvida uma diversão para crianças, mas é também um "prato cheio" para adultos, eu mesmo confesso que fiquei muito "bestificado" apreciando alguns animais e até mesmo "deslumbrado" lendo as plaquetas informativas em cada viveiro.

A visita começou pelos Hipopótamos, e ao longe vimos um Elefante e uma lagoa com vários Patos e outras aves.
Confesso também que não vejo muita graça nos "Hipos" e nem mesmo no Elefante (a não ser pelo tamanho que realmente impressiona.

Passamos para uma descida aos viveiros dos felinos e ali foi o momento alto da visita, já logo no início:
A primeira imagem é a parte dos Leões, que estavam em seu momento de descanso, preguiçosos, mas ainda sim demonstrando sua imponência natural, mesmo de olhos fechados, um bocejo já era um "susto". E em um local mais baixo era possível ver uma leoa no mesmo "ritmo" do macho.

Depois os Tigres, com uma beleza ímpar, sempre fui fã desse felino. Tinha um que estava muito agitado até... mas em uma parte de sombra distante do público, vi um outro deitado (ou seria outra) sem se abalar com o passar do dia.

Passamos então para as Suçuaranas que estavam todas entocadas em sono profundo pouco ligando para o movimento, com uma tranquilidade e serenidade tão grande em seus semblantes animais que eu até mesmo fiquei com inveja...
Quando vi o viveiro das Onças-Pintadas... Ali foi o auge da visita para mim!
Sempre achei o bichano muito belo, mas esse é o felino mais bonito e o animal mais interessante do Zoo... Além do mais ele é nativo do Brasil.
Onça-Pintada ou Jaguar... Uma pelagem extremamente bonita, corpo bem mais esguio do que o do leão, porém mais encorpado que a da suçuarana e presença digna de tigre, uma mistura e elas são lindas.

Passamos a acelerar o passo e vimos o Guanaco, um Bisão antisocial e o um Rinoceronte solitário, se alimentando e sem se importar com o movimento (eu tinha escutado histórias de um Rinoceronte que não gostava de barulho e movimento, que ficava estressado)...

Não paramos nos viveiros das aves, senti um pouco de falta disso, mas ainda sim foi interessante.

Passamos pelos Cervos, que estavam todos deitados no gramado, apreciando o clima e curtido o descanso.

Vimos os chimpanzés (os primos distantes) e encerramos pelas Ariranhas...
Um mamífero muito bonito, simpático até... Que infelizmente ficou marcado pela morte de um sargento no Zoológico de Brasília...
O sargento (que hoje dá o nome ao Zoológico) salvou um garoto de 13 anos que caiu no viveiro das ariranhas, ele conseguiu fugir porém acabou morrendo por infecção dias depois.

As ariranhas são além de nativas do Brasil, demonstram temperamento em geral amigável e aspecto sociável e brincalhão, porém se viram em uma situação de seu espaço invadido e para proteger seu território, atacaram o invasor.

Passando a parte trágica na hora de ir embora passamos de forma rápida (pois já estávamos no carro) por alguns outros animais, como a Girafa, a Lhama, novamente o Elefante e o mais interessante é um que particularmente sempre gosto de ver...

O Órix... Animal africano, incomum, um antílope grande, corpulento e com chifres grande se pontudos curvados para trás... Nunca entendi por que, mas sempre gostei do bichano, que tem temperamento manso e calmo em geral.
O nome "exótico" ainda ajuda a dar mais ares interessantes ao animal.

Nenhum comentário: