sábado, 28 de novembro de 2009

Novidades no EB



Voltemos a falar de militaria!

No dia 26 de Novembro as boas novas começaram a chegar no Exército Brasileiro (será mesmo que começaram só agora?)

Enfim...

Um projeto para substituir parte de nossa arma blindada foi iniciado a algum tempo, uma concorrência para o desenvolvimento de uma nova VBTP (alguns colocam o complemento - MR) ou seja uma Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (com o complemento - Média de Rodas ou sobre rodas).
E agora o Ministro da Defesa anunciou que o Presidente Lula autorizou o início da fabricação do novo veículo Blindado. A estimativa é que os primeiros protótipos estarão prontos ainda em 2010 inclusive com a presença de um deles no desfile de 7 de Setembro.

O fato é que nossas velhas viaturas blindadas precisam de descanso. Hoje o Exército brasileiro conta com:

M113 = blindado de transporte de pessoal sobre esteira, um tanque? Não... Os M113 possuem uma blindagem muito fina, são incapazes de se defender, além disso os veículos são muito velhos, desenvolvidos com base em pensamentos e doutrinas de combate que não são mais válidas.
Os M113 brasileiros foram modernizados na década de 80 passando para a versão M113-B ("nacionalizado"), porém hoje ainda sofrem com falta de peças e recursos assim sendo unidades já foram canibalizadas.
Os M113 ainda possuem, além do problema da blindagem, problemas de suspensão e de controle de incêndios, a "nova" blindagem (dos anos 80) permanece muito frágil e o sistema de refrigeração interna dos passageiros é um fracasso. A capacidade de transporte de 11 homens é feito com o máximo de desconforto possível.

EE-11 Urutu = Veículo desenvolido pela (extinta) ENGESA na década de 70, com grande semelhança ao EE-9 Cascavel, o Urutu se tornou famoso, teve relativo sucesso em vendas (exportação) e cumpria com perfeição ao seu serviço de transporte de até 12 soldados.
Hoje os velhos já cansados Urutus sofrem com diversos problemas sendo o principal deles a sua frágil blindagem diante das mais novas munições anti-blindagem para rifles e fuzis.
Para muitos porém os nossos Urutus ainda possuem uma blindagem mais funcional dos que os M113.
Mesmo obsoleto os EE-11 foram parte da missão brasileira no Haiti e desempenharam seu papel, no limite de sua capacidade.

Hoje o exército desenvolve juntamente com a IVECO (empresa italiana do grupo FIAT) um novo URUTU, o nome do projeto veio a público como URUTU III, porém não era nada oficial dada que a nomenclatura oficial ficou sendo VBTP-MR e somente a pouco foi revelado que o nome do novo blindado será GUARANI.

Uma boa escolha de nome eu acho... E não entrarei no mérito de história e etc... para justificar, só acho que soa bonito (dado que URUTU não soa nem um pouco bonito).

O fato é que esta nova viatura será um projeto ambicioso, comenta-se em 6 bilhões ao longo de 20 anos com uma produção de 3 mil unidades, hoje se forem somadas as quantidades de M113 e EE-11 e até mesmo os EE-9 do Exército nós não chegaremos à 1.500 unidades (isso contando todos os aparelhos, se for para considerar somente os operacionais o número cairá bastante).
Esperamos que o Brasil tenha aprendido a lição com os "terríveis" M113 e as lições válidas do EE-11 Urutu.
A IVECO é uma empresa que já possuí alguma experiência no desenvolvimento de blindados sobre rodas, tal como o B1 Centauro e além disso participação em outros desenhos, além disso é uma marca com renome internacional que pode aumentar o potencial comercial do novo veículo.

Estima-se ainda que o Guarani possuíra até 9 versões, as especificações não são precisas, porém em princípio será um veículo de até 18 toneladas, tração 6x6, blindagem capaz de resistir a tiros de calibre 7,62mm e até superiores, com armamento de uma metralhadora 7,62mm e todos os mais modernos equipamentos de orientação e combate.
As especificações do veículo serão "limitadas" para que ele possa ser transportado por via aérea através dos meios disponíveis à FAB, ou seja C-130 Hércules e futuramente o KC-390.

Amanhã comentarei levemente sobre a evolução recente nas Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal.

Nenhum comentário: