quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

AVATAR





Independentemente de quem assistiu ou não (e se gostou ou não), vou começar a postagem com um vídeo para "ambientar" a conversa:



(não coube direito no layout... peço minhas desculpas)


Isso é uma amostra, bem pequena, do que é "Pandora", o "mundo" de AVATAR, ou o mundo de James Cameron.
Acho que este vídeo é uma boa forma de começar a falar sobre o filme, mais adequado do que o próprio "trailer", e isso é fácil de se explicar: "Pandora" é peça chave, fundamental e essencial de tudo quando se trata de todo esse universo da história de AVATAR.


Depois que o espectador é levado ao "mergulho" no "universo" de "Pandora"... O que se pode dizer sobre isso?
É fantástico.
Ao menos eu penso assim.
Mesmo que rápido, é possível perceber que houve um cuidado especial na criação de todo esse universo, o resultado é realmente muito bom, poderia até dizer "assombroso", mas não quero gerar expectativas além da conta para ninguém.




Então vamos ao filme?


Novamente peço o espaço para mostrar outro vídeo:



(novamente, não coube direito no layout... peço minhas desculpas)


Agora temos um "trailer" para cinema, e temos mais um pouco do gostinho de "Pandora" e o que acontece por lá.


Eu já havia lido uma matéria do site Wired (confiram o link, vale a pena) sobre o filme, demonstrando a obsessão de James Cameron por esta história, e nunca imaginei que um trabalho fruto de uma obsessão pudesse chegar à este nível.


Vou abrir um pequeno espaço só para falar de James Cameron.
Esse cara começou no cinema devido à este projeto, ao AVATAR, como dito na matéria do Wired (estou insistindo com o link, confiram!), o cara assistiu o "Star Wars" e ficou impressionado, e meio irritado, por que queria ter feito algo daquele tipo.
Resultado: ele investiu em tentar fazer seu projeto desde o início mas não conseguiu interessados.



Iniciou então sua carreira em Hollywood de verdade em 1984 com o "Terminator" (Exterminador do Futuro), lançando Arnold Schwarzenegger ao estrelato em definitivo. Cameron participou do roteiro e dirigiu o filme.


Depois veio uma participação (desenho inicial de roteiro) em 1985 para o "Rambo: First Blood Part II" (RAMBO 2), o roteiro foi encerrado por Sylvester Stallone e de forma completamente diferente do originalmente pensado por Cameron, mas ainda assim James Cameron é citado nos créditos.



Em 1986 veio o segundo trabalho real "Aliens" (Alien 2), Cameron novamente participou do roteiro e foi o diretor do filme, e agora seu sucesso estava definitivamente marcado e lançando de vez Sigourney Weaver ao estrelato, para encerrar a década de 80 e muito bem, Cameron saiu um pouco da "ação" e passou à algo mais cult, ainda dentro do Sci-fi em 1989 veio "The Abyss" (O Segredo do Abismo), roteiro todo feito por James Cameron e direção dele também, o filme selou o sucesso da carreira de Cameron.


Na década de 90 Cameron começou bem com "Terminator 2: Judgment Day" (Exterminador do Futuro 2) em 1991, o filme já com a estrela Arnold Schwarzenegger e com efeitos especiais fantásticos até para os padrões modernos. Cameron novamente participou do roteiro e teve a direção.


Em 1994 Cameron voltou à cena com "True Lies" novamente com Schwarzenegger, dessa vez saindo do Sci-fi futurista e ficando mais na "realidade" com mais pontos de comédia, com Cameron dirigindo o filme e colaborando no roteiro, muita ação e efeitos especiais e novamente sucesso, porém não tão grande quanto seus Sci-Fi.



Em 1997 temos o divisor de águas, aquele que fez James Cameron um nome não só famoso como absolutamente respeitado.
Com Leonardo DiCaprio, Kate Winslet e Billy Zane, um "iniciante" em ascensão, uma atriz britânica relativamente nova e sem expressão até aquele momento e um ator mais experiente, porém sem tanta expressão e com um personagem relativamente secundário.
Assim veio "Titanic", contando a história do barco que naufragou em 1912, a produção, ou melhor a Mega-produção contava com roteiro todo de James Cameron e direção dele mesmo e deveria ter custado 100 milhões de dólares mas acabou chegando à marca de 200 milhões de dólares, com isso a pressão foi absurda, a data de estréia foi adiada e criou-se assim um prelúdio para um fracasso épico...
Tudo se desfez quando o filme estreou... DiCaprio foi ao estrelato direto, o filme rendeu mais de 1.8 bilhão de dólares e quebrou todos os recordes de arrecadação, até hoje é o recordista, e foi o filme mais caro produzido no mundo até então.
"Titanic" foi sucesso até mesmo no Oscar e marcou a carreira de Cameron.


Cameron se dedicou a projetos menores desde então, e ficou a maior parte do tempo de "férias", depois de "Titanic" Cameron decidiu descansar, já havia tentado produzir seu projeto depois do "Terminator 2" e não havia conseguido, os efeitos especiais da época o limitaram.


Uma história cujo o criador tem ela em sua mente desde antes dos anos 80 e só pode ser realizada bem mais de 20 anos depois... É muito tempo... Mas o tempo valeu.


Voltemos ao filme!



Encerrei o ano de "cinema" assistindo um filme épico, que alcançou suas expectativas para mim, que eu assisti esperando muito dele e ele conseguiu alcançar e até superar as expectativas...
Uma história que não possuí nada de tão sofisticado assim, não tem personagens "cult", mas conseguem alcançar a profundidade necessária para transmitir mensagens simples e bem direcionadas pela trama, e sim, são mensagens não se detenham pela principal do filme, tem muitos outros pontos...


Bem... aliás essa coisa de profundidade e tudo mais... isso é uma "pseudice" infeliz... O filme tem que divertir, tem que cumprir aquilo que ele se propõe à fazer pois afinal convenhamos que é muito difícil se conseguir alcançar densidade e profundidade em personagens ou em uma trama com menos de 2 horas, é um desafio... Aliás mesmo que se tenham quase 3 horas de filme essa questão profundidade/densidade é um desafio.


O AVATAR ainda assim conseguiu muito nesse quesito, e o melhor de tudo, de forma sutil, suave, entrou em minha mente sem pedir licença e nem mesmo precisou. Tratou do óbvio, da questão "ambiental" e de respeito à outras culturas ou civilizações, de preconceito e até mesmo faz críticas veladas a política externa americana, tudo muito bem colocado, algumas coisas muito simples e pouco citadas, talvez alguns pontos poderiam ter sido melhor abordados... Mas ver de fora é simples e no final sempre se comenta que "poderia ser melhor".


Vi um amigo comentar que o filme é um "Pocahontas 3D, com cenários de Final Fantasy X e um pitada de Matrix", uma forma simplista e bastante equivocada no meu ver de "resumir" o filme... Mas uma obra dessas proporções vai realmente despertar todo o tipo de reação que se possa imaginar.


Eu assisti o filme já por 3 ocasiões, a primeira não foi em 3-D, foi convencional, mas já foi espetacular, acho que até pude ver mais detalhes do mundo de "Pandora" nessa ocasião.
Na segunda vez assisti em 3-D no Parkshopping, uma verdadeira porcaria, óculos ruins, o 3-D de lá não é digital, é convencional, as lentes tem acabamento para parecerem douradas só para enganar, quando se está com os óculos e se fecha um olho e depois o outro você percebe uma lente azulada e a outra avermelhada... Além disso o óculos não é entregue em uma "embalagem", te entregam o óculos "solto" e ainda "molhado" isso foi realmente muito ruim... Imagem muito escura e som desajustado, lugar na primeira fileira (cuspideira, até que nem acho ruim), foi horrível.
A terceira vez já foi no Cinemark, experiência de 3-D completa, som bom, óculos bom, imagem 100%! Cheguei no máximo que os cinemas de Brasília podem oferecer quanto a experiência de AVATAR!
Melhor que isso só em Imax... mas aqui em Brasília não tem!


Encerrei o ano cinematográfico em EXCELENTE estilo!
Não falei quase nada (para não dizer que não falei nada) da história, pois como disse, ela não tem nada demais (ou não).
Para quem já assistiu, sabe-se bem o que acontece, para quem vai assistir aguardem vejam!
O que posso dizer mesmo é que o impacto visual é tremendo... (tanto em 3-D como no convencional)


Se recomendo?
COM CERTEZA!
Extremamente recomendado à quase todas as idades, aliás... Conseguindo ler a legenda, acho que já está em idade razoável para ver o filme!





À parte, sobre os atores do filme e suas "perfomances".
Somente faço nota especial para alguns atores (os principais), dado que o filme é um "épico", e que teoricamente exigiria grandes atuações... Mas o caso fica bem como o "Star Wars"... (provável que James Cameron fosse a loucura com essa comparação)
Não tem nenhuma grande estrela de Hollywood no elenco, ao menos nenhuma no auge só uma ou duas pessoas um pouco mais populares no momento:


Sigourney Weaver (Dr. Grace Augustine) - com 60 anos é a mais experiente dos atores principais, já trabalhou anteriormente com Cameron (Aliens), na estrada desde década de 70, Sigourney nunca foi considerada uma atriz expecional, mas ela serviu muitíssimo bem ao seu papel.


Stephen Lang (Col. Miles Quaritch) - esse cara foi a minha primeira surpresa no filme em termos de atuação, foi realmente muito bem e para quem tem 57 anos o cara tem um físico invejável, transmitiu bem a força do personagem com muita expressividade... A maquiagem e o visual do personagem ajudaram, mas a atuação complementou na medida certa. Desde 1985 na "estrada" é um ator sem tanta expressão e grata surpresa.


Michelle Rodriguez (Trudy Chacon) - já fez diversos filmes (Velozes e Furiosos 1 e 4, SWAT e Resident Evil, o primeiro) e até participações em seriados (como Lost), cumpriu bem com o dever, mas tem participação muito pequena, para muitos não é uma atriz de primeira linha, mas gosto muito dela e sem contar que acho ela extremamente bonita (o jeito latino).



Sam Worthington (Jake Sully) - australiano de 33 anos, disse recentemente em entrevista que era "pedreiro" antes do cinema. Começou em 2000 sua carreira, com pouca expressão até o ano de 2009 tendo participações em filmes e seriados, foi escolhido em 2007 para o AVATAR e foi recomendado por James Cameron para o filme que o lançou para maior expressão, o "Terminator: Salvation" (Exterminador do Futuro: A Salvação). Atuou muito bem como o personagem principal, mas não foi uma atuação digna de maiores comentários ou qualquer premiação, muito foi feito em CG (computer graphics) pelo corpo Na'vi do personagem e com isso acho que a expressividade é um pouco "alterada", tenho minhas limitações com isso.


Zöe Saldaña (Neytiri) - não aparece no filme em forma humana somente em forma Na'vi, seu rosto e corpo foram usados como modelo (sequências gravadas em estúdio) e sua voz para a dublagem, talvez seja ela a personagem mais profunda da trama, mas por ser um modelo feito por computador do rosto da atriz, mesmo que baseado nas ações e feições humanas tenho minhas limitações para elogiar, acho que pode-se "mexer" pelo computador e tirar a expressividade real do ator, para o "realçar"... Bem... cumpriu com a tarefa, atriz pouco conhecida até este ano, começou a ganhar expressão com a participação no último Star Trek (como a tenente Uhura).





Encerro assim o longo comentário (feito com atraso, mas não esquecido e quebrando com o "último post do ano" colocado anteriormente!)

Nenhum comentário: