sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Um grande salve e viva para nossa imprensa nacional!




Por Deus, eu queria não fazer um post crítico e "malhando" algo...


Mas não dá!



A imprensa nacional me obriga a chegar a este ponto, mesmo que o assunto tenha esfriado o fato de irresponsabilidade e incapacidade em tratar assuntos técnicos com o devido cuidado e atenção me deixam verdadeiramente irritado.


Recentemente os noticiários foram preenchidos com as "manchetes" da revista "VEJA" e do jornal "Folha de São Paulo" com notícias que giram basicamente em torno da temática do link a seguir: (escolha da FAB)


O ponto é a forma realmente displicente que assuntos relacionados à defesa são tratados no Brasil, mas o pior é que essa displicência não é limitada somente à Defesa, é claro, porém vejo ela como o principal alvo para a malhação de judas!


Focando em um ponto mais geral e "abstrato" talvez, o que realmente quero desabafar é a grave situação de que vive o mundo das notícias no Brasil (quiçá até em outros países também), onde vemos que imprensa como um todo é nada mais nada menos do que uma grande indústria de notícias.


Acho que a prova mais marcante da indústria da comunicação social é a grande parcela de "imprensa" destinada a fiscalizar a vida alheia.



Um dos maiores sites de diversidades e notícias do Brasil, a nossa caríssima globo.com tem abaixo de suas "manchetes" uma divisão em três campos principais:
"Notícias"
"Esportes"
e por último mas não menos importante (muito pelo contrário) "Entretenimento"


Seguir os passos das celebridades, saber de detalhes sobre suas vidas e acompanhar os rumos das novelas e seriados bem como as novidades da música e tendências é responsável em teoria (por essa divisão) de 1/3 da atenção de quem faz e mantém o site, bem como do público que o acessa.


No meio do "noticiário" de entretenimento todos sabem muito bem que o importante é a "notícia" "vender" e assim sendo para a "imprensa" se tornar uma "máquina" é um pulo!



E quando vamos para o noticiário "sério" o que vemos é um guerra de forças e influências onde a imprensa é "mídia formadora de opinião" e pode ser sim "vendida" a determinados interesses de forças dominantes ou de forças que querem ser dominantes.


As notícias relacionadas à entrega de um relatório técnico da Força Aérea Brasileira ao Ministério da Defesa sobre as 3 aeronaves finalistas do program F-X2 (que visa re-equipar a Força Aérea Brasileira) foram uma verdadeira lambança...


Um desastre e a publicação dessas notícias da forma como foram feitas afeta até mesmo nossa credibilidade como nação no processo... PONTO PARA A MÍDIA!
Além disso as notícias tem se mostrado extremamente tendenciosas para um determinado concorrente e levam o pensamento da população em direção à este concorrente... Sendo que em seu país de origem o projeto é questionado pela opinião pública, PONTO PARA A MÍDIA!



Até alguns meses atrás ainda tentava-se mostrar os 3 concorrentes de forma "igual" agora a irresponsabilidade, indecência e incapacidade da imprensa decidiu soltar a notícia de que a Aeronáutica prefere um para encobrir sua campanha em torno de um dos concorrentes (devido a influência de lobby feita por membros do consórcio deste concorrente).


As notícias tem corrido em cima exclusivamente do fator preço, sendo que isso não é definitivamente o fator decisivo quando se compra um armamento.
As notícias de procedência duvidosa, e de relatórios que nem sabemos se existem e se existem não se saber a data/procedência, tratam somente de um fator entre tantos outros necessários, mas como o importante é vender para a população então vamos falar de dinheiro já que um país de extensões continentais não pode pagar caro por sua soberania...


É melhor enfiar dinheiro na boca de quem não trabalha ou ficar subsidiando através de empréstimos sem fim uma máquina de imprensa que vive de dinheiro emprestado do governo...
PONTO PARA A MÍDIA DE NOVO!



Definitivamente não são só os políticos que não querem ver o povo brasileiro com maior nível intelectual...
Creio eu que a imprensa não tem o menor interesse em ter que atender um público consciente que simplesmente possa ignorar matérias "sensacionalistas" ou com pouquíssimo conteúdo válido...


É melhor viver acreditando que nossos grandes jornalistas são extremamente bem capacitados e estão cumprindo com o nobre dever de informar...


Por que não temos uma notícia como esta?



Ajudando à F**ER com uma importante escolha para a defesa nacional.

Tentaram colocar "água no chopp" de nosso submarino nuclear, aliás... Ainda devem tentar mais, muito foi questionado e ainda deverá ser nesse sentido, e agora vamos bater no F-X2 e deixar o Chaves e seus Sukhoi russo voar livremente em cima de nossas cabeças!
PONTO MAIS UMA VEZ PARA NOSSA "FANTÁSTICA FÁBRICA DE NOTÍCIAS"!


Ps..:: depois tem gente que não sabe por que "brincam" com o slogan "Brasil um País de Todos" do governo... ah meu Brasil, grande Brasil... "Um País de Tolos!"

Nenhum comentário: