sexta-feira, 30 de abril de 2010

Chico Xavier - O Filme



Francisco Cândido Xavier


Ou Chico Xavier, como ele se tornou popularmente conhecido.


Estou fazendo informação velha, assisti este filme na semana passada, mas só agora me animei a escrever sobre ele.

O filme é muito bom, essa é a primeira sensação que posso transmitir.

Não sou fã de filmes nacionais, ao contrário eu evito de assistir, especialmente no cinema, dado que considero ser um desperdício de tempo e dinheiro na maior parte das vezes. Não pensem que isso é idéia de "garoto americanizado" ou "pseudo intelectual de merda", não.

Simplesmente vejo os filmes nacionais como bons exemplos de que "Cineasta" não é a mesma coisa de "Diretor de Cinema", os primeiros são "artistas" e os que ficam para o segundo grupo acabam sendo mais "comerciais" o que eu particularmente acho mais agradável.

Passando este "parênteses", seguimos adiante...

É extremamente difícil traduzir uma história (dependendo de qual) em 2 horas de filme, e no caso deste filme qualquer tempo provavelmente seria pouco!

Uma "biografia"? Não... Não chega a tanto e nem tão pouco, é uma obra apenas dando uma pequena amostra da vida, experiências e trabalho de um "Grande Homem", sim, eu o considero assim.

O filme possuí ritmo bem ditado, fluidez, com boa produção e boa fotografia, direção de Daniel Filho (que aproveita muito bem sua experiência dos tempos de TV) e boas atuações especialmente dos três atores que cumpriram com a dura tarefa de interpretar Chico.

À esquerda Angêlo Antônio e a direita Nelson Xavier (Chico Jovem/Adulto e o Chico Velho) e no centro o direto Daniel Filho, e abaixo Matheus Costa

Destaco em especial a interpretação do garoto Matheus Costa.

Enfim, eu realmente acho que falar dos aspectos do filme sejam lá quais forem será absurdamente inútil, a força desse nome me guiou ao cinema, e confesso que não me arrependi em momento algum.

Creio que o filme seja uma excelente pedida para todo e qualquer alguém, porém que seja ainda uma tarefa difícil de aceitar o que se diz ali e mais, que seja uma tarefa dura também entender o que se passa de mensagem ali.
Eu mesmo, estou longe de conseguir entender e compreender tudo.



Não precisa ser espírita para poder ver e se emocionar, não precisa acreditar para poder ver e entender parte da mensagem, mas eu mesmo vejo que a força da mensagem do Chico está muito além da minha compreensão e muito além da minha capacidade, mas ela vem com uma força que mesmo não sendo compreendida ela é ainda carinhosa e afetuosa com o meu "despreparo".

Enfim, recomendadíssimo.
Chorei em uma parte do filme, assumo e não nego jamais!

Nenhum comentário: