domingo, 20 de junho de 2010

Véspera de Jogo...

São 14:07hrs, véspera do segundo jogo do Brasil na COPA DO MUNDO DA FIFA DE 2010.
Copa do Mundo...

Momento mágico não? Quando o Brasil para e fixa seus olhos na frente da TV ou gruda os ouvidos no rádio ou para os que não tem nem um nem outro e resta a internet acompanha nas transmissões "em tempo real".

Eu vi na terça-feira passada (dia 15/06) o caos que reinou no trânsito da cidade, dada a dispensa generalizada dos "serviços" e as pessoas todas voltando correndo para suas casas para ver a "canarinha" entrar em campo.

E hoje, como um domingo a mobilização é geral e completa, talvez até beirando o irrestrito. Em minha casa a família se reúne aproveitando o aniversário de um dos entes, no caso do meu Tio. Família reunida em torno da TV esperando o jogo começar...

É o momento dos brasileiros serem mais brasileiros e depositarem suas esperaças em 20 e poucos jogadores que vestem a "amarelinha" e defendem a "bandeira do Brasil", e o país inteiro se "pinta" com as cores para torcer vibrar e ter orgulho (ou não) de dizer "Sou Brasileiro"...

Pfft...

Que tristeza... Que tristeza eu vejo nisso tudo no final...

Como que se patriotismo ou nacionalismo ou orgulho de ser o que é acontecesse sazonalmente e dependendo de um evento esportivo.
Meu deus, meu bom deus, porque nos dá uma terra tão grande, tão rica, tão fértil e um povo mesmo que ordinário ainda capaz e até esperto, para desperdiçar todo e qualquer sentimento de nação em um pensamento pequeno, oco, reduzido e minimalista.

Eu torço, vibro, pulo, acompanho como a todos, mas eu sei o que é o meu país seus defeitos e triunfos, sua evolução, o que ainda falta evoluir e o que já superamos até os mais evoluídos. Sei bem que passamos por muito sufoco e aperto para chegar aonde estamos e sei bem que verde e amarelo um dia já foram mais do que meras pinturas para copa, mas sim o pendão de um povo que pegou em armas e se jogou em frente a rifles e canhões clamando por sua independência.

Hoje, esse povo que já lutou tanto e soube o que era ser nação e o que era ser brasileiro... Se perde sabendo um pingo do significado de 4 em 4 anos e vivendo a festa de que na Copa do Mundo o "país para". Que pequenez... Parar, e se deleitar com o "Circo"... Agora só falta o pão para ser diversão perfeita...

Acorda Brasil, você é muito mais do que simplesmente o Futebol, mesmo que não queira...

Nenhum comentário: