segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ayrton... Ayrton... Ayrton Senna do Brasil!


Sexta-Feira, 12 de Novembro.

Eis que tivemos uma estreeia bastante peculiar nos cinemas da cidade, um documentário. Não é todo dia que vemos um documentário ser exibido nas telas de cinema do circuito "comercial", esse tipo de filme não costuma ser lá muito popular e existe de fato um preconceito quanto ao estilo (e não é tão exclusividade do público brasileiro como muitos possam pensar).

O título do documentário?!

SENNA

5 Letras, uma palavra... Mais do que se pode escrever em uma folha, ou várias folhas de papel, tanto quanto um coração pode sentir, talvez quem sabe mais do que uma mente pode sonhar.

O homem, um piloto, uma pessoa, um exemplo, um herói, um gênio, um mito e uma lenda.

Poucas pessoas conseguem de forma tão... Meteórica... não sei precisar as palavras chegam a faltar... Poucos seres humanos conseguiram exercer um fascínio tão grande sobre os demais, poucos chegaram a um nível tão grande de admiração de reconhecimento de... talvez não seja demais dizer adoração.

O documentário sobre a vida de Senna traz à tona uma idéia muito bem realizada a de mostrar o homem Ayrton Senna em todas as suas peculiaridades, claro que o objetivo é muito ganancioso e o resultado não é sucesso neste aspecto, porém juntando uma sequência de imagens muito bem encaixada, somente com imagens reais e comentários na medida por parte dos relatos de pessoas do esporte e amigos além de familiares e com a presença se várias passagens dos boxes e entrevistas de Ayrton.

Vemos no filme a reunião dos pilotos, antes dos Grandes Prêmios do Japão de 1989 e 1990, momentos marcantes na carreira do piloto além da lembrança de outros grandes pontos de genialidade, como Mônaco em 1984, Portugal em 1985, o Japão em 1988 e claro que sem deixar passar o Brasil em 1991, segundo Reginal Leme foi ali o momento "mais heróico" do já herói Ayrton Senna.
O documentário mostra o lado da estrela e do ser humano e é extremamente bem montado com imagens cedidas pela família e pela Fórmula 1, trilha sonora bem montada e relatos que se encaixam muito bem...
Fazia tempo que não vi uma obra tão bem colocada.

Meu comentário pessoal fica nas várias imagens de Senna com o capacete, aquela visão somente dos olhos da "fera" o olhar do gênio, realmente um ícone.
Pode parecer exagero ou elogios fora de sentido, mas de fato eu como fã de Senna, como um dos vários que choraram sua morte, não posso deixar de me rasgar em elogios nesta obra que mostra sua história e busca sua memória e principalmente que "fortifica" o seu legado.


Chorei no ponto alto (ou baixo) do filme em que se mostra o final de semana de seu falecimento, chorei e sem vergonha alguma naquele momento brutal da batida, que eu me lembro, naquele domingo eu acordei naquele momento, instantes depois do acidente... Eu me lembro da cara de pavor da minha mãe que assistia a corrida e quando acordei vi as imagens atordoado e ela só me disse que: "o Senna tinha batido muito feio".

Ali, naquele momento uma vida se encerrou e pelos dias seguintes um país chorou e eu me lembro, faz parte de minha história e fazia mais de um ano que não via aquelas imagens, parecia um pesadelo esquecido, mas... Recordar também é viver e lembrar de todas as alegrias de toda a genilidade e dos exemplos não só de força e de perseverança mas de fé, de coragem e de "brasilidade".


Ayrton Senna se foi, da vida saiu e na história entrou na memória ficou e como idéia e exemplo a chama dele não irá se desfazer!


SENNA SIMPLY THE BEST!

Um comentário:

Anônimo disse...

Depois desse post não vejo a hora de ver o documentário.
O que você disse no começo é uma grande verdade... muitos poucos documentários se passam na telona dos cinemas... e isso é um absurdo, pois é um filmes como outro qualquer ou até mesmo melhor.

enfim..
tee mais
Luiza
boa semana