terça-feira, 21 de maio de 2013

Somos os filhos da Revolução e "Somos Tão Jovens"


Contar parte da história de Renato Russo, da Legião Urbana, do rock brasiliense e porque não uma parte da história do rock nacional e do Brasil.

Proposta pretensiosa e muito, mas não é isso que o "Somos Tão Jovens" se dispõe a fazer no final, o filme tenta somente dar uma prova do que era a cabeça de Renato Russo e de quebra temos um pouco de história, e boa história.



Sinopse (via Correio Web):
Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, logo depois, a Legião Urbana.

Filme:

Na realidade o que temos aqui é quase um musical, alguns pontos de "Brasília" no filme, mas não torna um filme que seja marcante pelo que se mostra de Brasília, creio que isso virá com o "Faroeste Cabloco".
Porém temos um musical de excelente nível, com músicas que embalaram a adolescência de muitos, tomadas de um toque, e porque não, de poesia moderna.

É interessante para quem não viveu sua adolescência ou início de idade adulta nos anos 80 ver o filme para tentar entender um pouco melhor o fenômeno que fervilhou na capital federal e explodiu como rock nacional nesta mesma década. Muito interessante poder ter uma prova de como era a cabeça de Renato Russo.

O filme é leve e toca em pontos que poderiam ser polêmicos, como a sexualidade de Renato, de forma muito suave sem gerar choques, as músicas são encaixadas ao longo da trama de forma interessante, buscando dar sentido à elas e englobá-las com a trama. Ponto forte do filme em minha opnião.


Outro aspecto interessante são as relações pessoais, muitos falam das rixas entre as bandas da cidade e pelo contrário o clima mostrado no filme é amigável na maioria absoluta do tempo.

A relação de Renato com sua grande amiga, Ana Cláudia, não sei até que ponto é verdade mas é muito bela e mudou o meu conceito sobre a música "Ainda é cedo".




Outro ponto que vale ser tocado é a fotografia do filme, como sempre digo disso... É simples porém funcional, algumas paisagens típicas de Brasília, como quadras e a Ermida Dom Bosco, para quem é de Brasília e apaixonado pela cidade é um ponto extra e forte!

A caracterização dos personagens também ficou muito interessante, o ator Thiago Mendonça encarnou bem o Renato, ao menos aquela figura mais conhecida do Renato. Ponto forte para o ator, ganhou meu respeito.




No geral o filme é bom, muito bom, para quem é fã esclarece algumas coisas e até muda o sentido de outras, vale a pena ser visto, mas é muito bom deixar claro que não é nenhuma obra de arte ou filme para prêmios, enfim, é um filme até bem "sessão da tarde", mas é bom afinal para ser bom não precisa ser extraordinário.

Merece e muito ser visto!


Um comentário:

Lília Viana disse...

Faz tempo que não entro aqui..
Eu gostei do filme também =)
Mas mostraram o Renato Russo andando na fonte da Torre do jeito que ela é hoje, hehehe.
Chata né?! kk
Mas gostei mesmo =) Esperava por um filme dele desde que eu era daquelas fãs que ficam procurando tudo do ídolo pra ler, ouvir, rs.
Agora o filme do Faroeste parece que vai mostrar muito mais de Brasília mesmo. To ansiosa pra assistir.