quinta-feira, 13 de junho de 2013

Hangover part III

ou "Se beber, não case - parte 3"

Sinpose (via Divirta-se):
Alan está deprimido devido à morte do pai. Preocupado com o cunhado, Doug sugere que ele vá até um lugar chamado New Horizons, que pode torná-lo um novo homem. É o início de uma nova viagem do trio, que acaba sendo interrompida bruscamente por capangas de um traficante.




Comentário:

Bem primeiro vou me meter no pouco da parte técnica que posso falar, e... Não há de especial, é o tipo do filme que se faz pelas piadas, pelos diálogos e tiradas e não pela fotografia ou efeitos. Há uma cena bonita em um campo com geradores eólicos e uma locação muito interessante em uma casa que no filme se diz ser no México, fora isso não tive realmente nada de nota a fazer.


Agora vamos a história (ou à falta de...)

O trio Phil (Bradley Cooper) Stuart "Stu" (Ed Helms) e Alan (Zach Galifianakis) entra em uma fria novamente, porém dessa vez o motivo não é um casamento e sim os problemas de saúde psicológica de Alan.

Mais uma vez Doug (Justin Bartha) fica de fora de toda a ação pois é raptado por um gangster de nome Marshall (John Goodman) e só será libertado depois que o "wolfpack" recuperar o ouro dele que está em posse de um velho conhecido: Leslie Chow (Ken Jeong).

O filme passa pelo México brevemente e retorna "triunfante" (ou não...) à Las Vegas. Alguns personagens antigos reaparecem como a ex-prostituta Jade (Heather Graham) e o estilo não muda, mesmo tentando se tornar mais sério após um início bem mais sério que todos os demais.

Desta vez não houve aposta em "ctrl + C" e "ctrl + V" de piadas. Não houve cópia de piadas e poucas menções as piadas dos filmes anteriores, mas reforço que esta é a minha opnião. Porém a graça da trama em si se perdeu.

Não consegui dar tantas risadas assim, não sei se foi pela tentativa no início do filme de passar uma aura mais séria, ou se simplesmente pelo fato de realmente o grupo e o filme terem ficado "batidos".

ZONA DE SPOILERS:

A trama se desenrola com grupo reencontrando um fugitivo Leslie Chow e sendo enganado por ele para piorar a situação, roubando o restante do ouro do Gangster, e para completar Alan parece descobrir um amor para sua vida.

Após muitas intempéries o "Wolfpack" acaba capturando Chow e o entregando para Marshall, mas os eventos mudam drasticamente com a morte do Gangster permitindo que Chow escape e o Wolfpack finalmente recupere Doug, podendo partir, mas ao invés de deixar Alan na clínica para onde ele deveria ir, eles preferem deixar Alan em Las vegas com seu "novo amor", Cassie (Melissa McCarthy).

O filme se encerra com Alan se casando e após um trecho inicial de créditos temos uma cena extra onde mostra o pós-primeira noite do casamento de Alan, com Phil e chow acordando bebâdos e Stu aparecendo com seios de mulher e calcinha! (confesso que um dos poucos momentos do filme em que eu ri).

CONCLUSÃO GERAL:

O filme se esforçou para inovar, e infelizmente na minha humilde opnião não conseguiu.
Me lembro de ter reclamado da fórmula do "copiar e colar" piadas que foi aplicada no "Parte II", mas vejo que teria sido mais feliz se isso fosse mantido.

Zach Galifianakis é um ator engraçado mas já está ficando com a imagem batida, por mim muito graças ao "Um parto de viagem" em que basicamente é o mesmo personagem em outro filme, enquanto o Ken Jeong também se marca em ser "mais do mesmo" depois da aparição em "Transformers - O lado oculto da Lua" em que mesmo sendo curta e rápida demonstrou simplesmente ser o "Leslie Chow" no mundo dos Transformers.

Dessa maneira os grandes trunfos de atuação do filme falharam, a mudança de formato acabou com algumas possibilidades de piada e não contou com uma criatividade forte nas novas.

A tentativa de dar um ar mais sério e centrado ao filme também não funcionou muito bem, é um ponto que foi um dos responsáveis pela perda da graça do filme. Tanto na relação do Alan com família e amigos como na própria relação dele com Leslie Chow, enfim o filme é para ser comédia pastelão, não para ter profundidade nos personagens.




Em resumo é uma conclusão de fato para a série e por mim é só e somente só isso. Querer inventar em uma possível "parte 4" seria um erro ainda maior do que esse de agora. Talvez se a série tivesse parado na "parte 2" as coisas tivessem ficado melhores.

Nenhum comentário: