sábado, 3 de outubro de 2009

ACIMA DE TUDO BRASIL... de outro jeito e com jeito!


Ah esse Brasil...

Eu venho aqui com muito pesar comentar e colocar uma opinião oposta, ou quem sabe somente diversa, à da maioria das pessoas e
também oposta aquilo que nossa força "midiática" vem fazer.

Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016... Ao menos no primeiro evento somos força mundial, reconhecidos e respeitados, porém... em termo Olímpicos?! O Brasil não é a "maior das piadas", mas o pensamento em esporte olímpico aqui é muito aquém das necessidades de uma nação com a abrangência territorial que possuímos.
O projeto de Olimpíadas foi exemplarmente mostrado ao mundo pela China, o que as Olimpíadas devem ser à um país que visa mostrar ao mundo quem é e que está em seu momento de virada, virada para ser um "Big Player" mundial! Os nossos caros 'camaradas' asiáticos investiram duramente em um "PROJETO OLÍMPICO" de verdade, para se formar não só estrutura como o legado desde muito antes.
Esporte é extremamente ligado com desenvolvimento social e o Brasil sabe disso o Brasil já viu essa lição em seu próprio quintal, inúmeras vezes, e o que fizemos? Pouco aprendemos, pouco usamos o pouco que aprendemos e pouco resultado tiramos ao pouco que fazemos do pouco que aprendemos. Não entrei nem no mérito do: "pouco investimos no pouco que fazemos do pouco que aprendemos".
Termo longo e repetitivo sim! Para ser mais até do que enfático.
Vejam só uma coisa curiosa nesta imagem acima...

Todas as cidades que candidatas para as Olimpíadas de 2016... Reparem que somente DUAS usam sua própria língua abaixo de sua "logo" para dizer: "Cidade Candidata".
Madri e Chicago, uma por que o inglês é a "língua internacional" e a outra por que acredita em sua cultura e seu idioma, defende isso e briga por versões com sua própria língua...

Pois é... Não defendemos nem nossa língua... Que é uma das mais faladas do planeta (6ª mais precisamente)...
E aos críticos de plantão que venham dizer: "mas nem você defende sua língua" eu gosto sim do inglês, acho esteticamente agradável e o blog é uma forma de treinar meu tão velho, ruim e enferrujado inglês.

Além disso o dicionário do português brasileiro tem uma série de palavras sem sentido, sem significado real ou com significado vazio...
Uma delas é LEGADO...

Quanto que já se fez no Brasil visando se deixar um legado? Resposta simples: Pouco.

Já que estou encarnando mesmo aqui a figura de "Judas" ou do "Diabo", quero deixar claro que sou brasileiro sim e torço para que tudo dê certo, para que o país não só realize como realize muito bem os jogos e aprenda as lições que forem necessárias para ter um futuro promissor e brilhante seja no esporte ou em tudo mais que o "espírito olímpico puder nos trazer!

Mas as tragédias de nossa política e a forma de pensar de nosso povo me causam profundo receio... Um receio enorme de que a oportunidade não será aproveitada como se deveria.

A razão?

Qual é a primeira atitude do Brasileiro ao receber a boa nova?
Fazer festa, como qualquer um no mundo...

Qual a segunda?
Planejar as festas de depois (não em todos os casos, mas em boa parte)

O momento não é de pensar em festa...
Não é de pensar em vamos mostrar como o povo brasileiro é hospitaleiro...
Não é de pensar em vamos mostrar nossas belezas naturais...

O MOMENTO É DE TRABALHO! FOCO!

Não podemos fechar os olhos ao fato de que somos sim um Big Player no mundo, somos importantes, e o próprio presidente do Banco Central americano disse: "O Brasil está levando o mundo para fora da crise."
E isso tem peso, e muito peso.

O ponto não é PRÉ-SAL, ou Lula para cima e para baixo. O ponto é BRASIL, sem se lacrar, sem se conter... É BRASIL trabalhando e ralando e mostrando serviço.

Pena que por coincidência ontem foi o dia também que encerrou-se o prazo para entrega de propostas do program F-X2 BR... E a FAB timidamente anunciou que as propostas melhoraram...
Mas e agora? O cano de dinheiro para Copa e Olimpíadas e troca de equipamentos/modernização de forças armadas... E ainda governar um país.

A economia cresce, mas todo este esforço não será possível...
Alguém terá que sofrer e pagar o pato...
E essa alguém não serão as obras... Nem a saúde e nem a Educação... É claro?
Onde sobra?

Vamos tirar dos supérfluos. Do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Cultura (que talvez escape pelas festas) e da Defesa, afinal quem precisa de defesa na ilha de paz e candura que é a América do Sul?! Viva a Aliança Bolivariana para as Américas! Me desculpem... Sinto profunda vontade de rir.

Enfim... Que venham as festas, mas que venha muito trabalho também... Que aprenda-se o sentido de legado e que a PÁTRIA seja quem mais vai vencer.

Esses espetáculos... ao menos para mim, não são para um povo, para um continente ou para os povos da américa latina...
Estes espetáculos são para a NAÇÃO, para a PÁTRIA, para o BRASIL e só somente só!
Da PÁTRIA, pela PÁTRIA, com a PÁTRIA e para a PÁTRIA!
Se não for assim não vai valer...

3 comentários:

...Natasha disse...

Eu ia perguntar quem era, até começar a ver aviões. X)

aonde achou meu blog? :P

beijos. :*

Lília Viana disse...

[A rá! Não sabia que vc tava atualizando o blog.]

Também tenho esse certo receio. As coisas acontecem, logo passam... e é só. Nada é aproveitado depois :S

Lília Viana disse...

Aliás, to vendo aqui que você já atualizou muito desde a última vez que vim aqui. Li alguns antigos, muito bom o de 13 de julho.