sábado, 5 de dezembro de 2009

FX-2 ... Agora vai ou não vai?



Pois é voltamos à estaca... Estranha?!
Pelo menos isso...

Desde o dia 23 de Novembro de 2009 o presidente Luís Inácio Lula da Silva possuí em suas mãos o documento oficial da Aeronáutica sobre o parecer técnico quanto aos concorrentes no programa FX-2.
Ei... Psiu... O Bicho papão sou EU!

Estranhamente nosso nobre presidente, que foi tão apressado em declarar o Dassault Rafale como vencedor no dia 7 de Setembro (muito antes de receber o parecer técnico da FAB), ainda não proferiu uma palavra sequer quanto ao vencedor definitivo da concorrência, e o mais importante... Não se houve nenhum movimento no sentido de assinatura de contrato (o que hoje eu acho o mais importante de se ocorrer).

Da forma como vai podemos ver o projeto FX-2 realmente encalhar de vez e ficar para o próximo governo, pois se não se assinar nada ainda em Dezembro o ano eleitoral começa em seguida e o "mundo" irá criticar o atual governo por deixar um "dívida inconveniente" para o futuro (por mais que seja um programa de suma necessidade, com toda a certeza o aspecto eleitoral vai pesar nesse sentido).

A Revista Força Aérea desse bimestre (out/nov 2009) traz uma interessante matéria abordando o assunto e trata como a "concorrência do século". O mais interessante é que a matéria traz também um pequeno "extrato" da proposta norte-americana, demonstrando o que exatamente os americanos oferecem de equipamentos, agora, no ato.

A relação de equipamentos adjacentes ao F/A-8 E/F Super Hornet foi, ao meu ver, interessante, porém em quantidade muito aquém do desejável, e vejo isso no sentido de que foi uma proposta "tímida" para quem quer ganhar e para quem sabe que esse contrato pode render muito mais.

De outro lado os suecos aparentemente estão "apreensivos" ainda acreditando que seu avião possa ser escolhido, e até porque de vez em quando surge um "eco do além" dizendo que a decisão do FX-2 pode vir à ser uma decisão "híbrida" com duas aeronaves escolhidas e nessa situação o JAS 39 Gripen é presença garantida entre as escolhas.

E pelos franceses é de onde vem o perigo. Vamos aos esclarecimentos.

Depois de no final do ano passado termos fechado acordos sobre submarinos convencionais, helicópteros e consultoria para construção de submarinos nucleares, os franceses tem feito de um tudo para vender.
Ainda no final de 2008 o presidente francês Sarkozy queria ter empurrado tudo de uma vez, Fragatas, Aviões de Caça e até outros navios como os de tipo LPD, para assalto e desembarque de tropas (e conforme dizem algumas lendas).
O Brasil disse que não e selecionou só o "necessário" para aquele momento.

Veio 7 de Setembro, Sarkozy no Brasil, ano da França no Brasil... Todo mundo muito amigo e muito feliz, Brasilzão "freguês" da França no futebol... E??
Lula enfia o carro na frente dos bois, diz que o Rafale ganhou no FX-2, depois o Nelson Jobim sai "desesperado" na mídia dizendo que a concorrência não acabou e até dá prazo para novas propostas que são devidamente entregues e aí o assunto... MORRE!

Tudo indica para o óbvio fato de que a proposta final francesa pecou e não chegou no que a FAB queria/precisaria, e pelo visto o "jeito" vai ser o Lula costurar com o Sarkozy uma melhora na proposta, o problema é a forma como Sarkozy e a Dassault irão trabalhar para "adequar" sua proposta as necessidades do momento para o Brasil.
Agora eu sinceramente vejo que tudo voltou para a era das dúvidas, pois se o Rafale era um "vencedor nato" não seria nada difícil ou custoso anunciar sua vitória real.
Ponto para o Brasil e para o Presidente Lula e o Ministro Jobim, SE e somente SE, o motivo de atraso neste anúncio for a perfeita costura de um acordo que seja verdadeiramente vantajoso para o país.

Enquanto isso a gente senta e espera...
E reza para não dar nada errado!

Nenhum comentário: