sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SIM para a CLASSE POLÍTICA!





Pois bem, eu não posso ficar parado dadas as notícias sobre os escândalos na política de minha cidade (o Distrito Federal).

Tarde porém não sem tempo...

Sou sim uma pessoa que simpatiza com o partido DEMOCRATAS, do qual faz parte o atual Governador do DF (e pivô na "crise"), José Roberto Arruda, porém isso não quer dizer que eu simpatize com o atual governador, mas também não significa que eu não simpatizo.

Lembro-me muito bem de todos os meus votos da eleição passada e lembro-me até dos meus votos da eleição de 2002, e posso dizer que não votei somente na direita até hoje. Já dei meu voto à partidos de esquerda como o PC do B e também do PDT, confesso que nunca votei em nenhum político do PT, mas isso foi por falta de opção, dado que na política regional não vejo nenhum ícone do PT em condições de possuir o meu voto e no âmbito nacional também não creio nisso.

Não votei em José Roberto Arruda, deixo isto já bem claro e faço lembrar que tenho memória.

Em 2006 quando da campanha eleitoral eu não precisei de ninguém para me lembrar do que o sr. José Roberto Arruda fez enquanto no Senado, ao lado de Antônio Carlos Magalhães, uma belíssima lambança naquele momento.

Não votei em nenhum dos deputados distritais envolvidos nesta tragédia, e digo isto com orgulho por que sei que não votarei em nenhum destes.

Mas acho realmente incrível como a sociedade crítica aquele político que ela mesma colocou no poder e que, no tange a administração pública em si, tem feito sua lição de casa e cumprido com seu papel.
Vale lembrar que José Roberto Arruda enquanto Senador sempre foi atuante para as causas do DF, foi um figura importante na bancada do DF no Congresso para conquistar recursos para a cidade, e qualquer um que for atrás dos registros históricos vai ver que ele foi talvez o senador mais atuante pelo DF na história até o momento (confesso que não sei sobre os feitos de Cristovam Buarque pelo DF).

Enquanto Governador, o sr. José Roberto Arruda tem realizado um trabalho até que interessante sim, com boas propostas e obras importantes sendo executadas (claro que com muito transtorno), novas formas de encarar determinados serviços enfim.
Não entro no mérito de super-faturamentos ou de servidores do GDF que são "mal remunerados".

Arruda é no momento (e leia-se bem o NO MOMENTO) a personificação do "Rouba mas faz". Termo que foi "criado" com governos de Paulo Maluf em São Paulo e que foi perpetuado na história política do Brasil em tantos outros locais como no próprio DF por exemplo, com Joaquim Roriz.
O poder executivo no Brasil está longe de ser limpo e integro e o Legislativo sofre do mesmo mal, porém eu ainda acredito na classe política.
Ao contrário de todos que sempre acabam partindo para argumentos como: "política é um nojo", "é sempre a mesma coisa", "é tudo igual", "não tem jeito mesmo", eu penso que existe solução sim.

A política é um artifício importante da vida moderna, a democracia faz parte sim de nossas vidas e nossos votos são sim importantes... Tudo bem que este é o típico "blá, blá, blá" padrão quando se trata deste assunto, porém o importante é lembrar de outros três grandes clichês:

1 - O brasileiro não tem memória, esquece o passado e mal presta a devida atenção ao presente, e quanto a fatos absurdos de corrupção a sociedade já trata como fato normal e passa "batida" pelos fatos.

2 - O sistema de punição não funciona, a máquina jurídica é lenta e no Brasil se faz de um tudo para ajudar o acusado/réu, isso inclusive deveria se tornar objeto de estudo! Na comunidade internacional isso é assunto de comentário sim, inclusive recentemente quanto ao caso de Cesare Battisti.

3 - Além da falta de memória crônica, o brasileiro é um péssimo eleitor, se deixando levar com campanhas e sendo presa muito fácil do marketing político.
O eleitor brasileiro é tão ruim que chega a ser igual ou pior do que os eleitos.

Não serei injusto em dizer que o povo tem votado cada vez pior, pelo contrário considero que as coisas tem sim melhorado, mesmo que tenhamos ainda figuras como Maluf, Collor, Arruda, Jader Barbalho e Sarney além de diversos outros na nossa política, e o pior de tudo é que estas figuras são personalidades fortes e influentes.

Os escândalos sendo revelados e ao menos a intenção/tentativa cada vez maiores de se investigar os casos demonstra a evolução e até mesmo o percentual de renovação nas casas legislativas nas eleições demonstram melhoras no eleitorado brasileiro, mas a política é a arte da influência e da retórica e da capacidade de se "domar" ou "convencer" a MASSA.

Infelizmente o Brasil sofre e muito nas duas pontas que seriam chaves para que o sistema político fosse adiante e se tornasse menos "pecaminoso" e essas são claras e óbvias:

1 - Educação, para que a população seja cada vez mais consciente do voto e aprenda a ter memória.

2 - Sistema punitivo funcional, e aqui eu não vou poupar críticas não... Joga o judiciário no LIXO e faz outro.

Enfim...

Digo que SIM para a Classe Política pois o Parlamento é casa do povo e por mais utópico ou distante que seja esse "belo conceito" ele é sim a verdade. O povo tem sua casa, enquanto povo, enquanto uma unidade pensante e racional que sente e quer o melhor para sua terra.
Não que sejam os maiores exemplos de retidão mas... Casas do Povo como a Britânica e a Americana não exemplos, sem dúvida que são, mas vou à um vizinho mais próximo, o Chile...


Vale a pena entrar nesse site e ver o "slogan": "Fiscalizamos, legislamos y representamos"

Nenhum comentário: