terça-feira, 22 de dezembro de 2009

James "O Incrível" Cameron e sua Saga



AVATAR

Vamos começar bem, com um trailer de explicando um pouco do mundo de "Pandora":


Impressionante não? Você não achou?
Tudo bem... vivemos em uma democracia e em um mundo livre, mas o fato que no mínimo o "visual" é capaz de "saltar aos olhos".

Este é o filme pelo qual James Cameron tanto batalhou e esperou até hoje. O diretor tem em seu currículo uma gama de filmes de amplo sucesso partindo do Exterminador do Futuro 1 (o qual participou do roteiro também) até o Titanic, onde ficou com o nome marcado para a história.

James Cameron sempre foi um fanático por "Sci-fi" e desde 1977 ele queria fazer seu "Épico Interestelar", infelizmente como o bem citado ao longo de uma matéria do site Wired (link aqui) foram vários os motivos que impediram Cameron de fazer aquilo que ele realmente queria.

Após o sucesso surgir com o "Exterminador do Futuro", lançando Arnold Schwarzenegger definitivamente como estrela e dando o pontapé inicial em uma franquia de sucesso, Cameron tentou de imediato dar vida ao seu projeto mas não conseguiu, com isso trilho com outros filmes de ficção como "O segredo do Abismo" e a passagem pela franquia de "Alien" e até mesmo passando pela franquia de "Rambo", porém o estrelato completo veio mesmo com o "Titanic", o épico que teve a maior arrecadação da história do cinema mundial, um filme que foi dado como fracasso ao longo de sua produção foi na verdade o maior trunfo da história de Cameron.


Titanic não só faturou muito como se tornou um dos maiores ganhadores de Oscar's da história e garantiu que Cameron teria um "cheque assinado em branco" para qualquer projeto que ele quisesse.

Depois de suas longas férias o obstinado Cameron voltou a ativa e para levar seu projeto adiante ele não se contentou em usar tudo de melhor da tecnologia e criou uma nova tecnologia para filmagem em 3-D e fez uma cruzada para a modernização de salas de cinemas para que pudessem receber a nova tecnologia.

Então chegamos ao produto em si:
AVATAR


Nome simples, que não exigirá tradução em boa parte dos países do mundo, e com um roteiro e trama também simples, fáceis de serem percebidos, entendidos e compreendidos.


O que é completamente diferente da experiência visual do filme, me perdoem... Mas fiquei completamente apaixonado...
Criei milhões de expectativas sobre o filme e esse é o primeiro que mesmo com todas as minhas expectativas ele alcançou e ultrapassou com facilidade.


A experiência visual é singular, mesmo na versão que não é 3-D o filme faz você pensar em abrir a boca umas quantas vezes. Definitivamente nunca vi a computação gráfica chegar tão perto da realidade.
Claro que com o tempo, a computação avança e daqui a pouco algo irá me surpreender muito mais, porém, por hoje... a aliança poderosa entre a computação gráfica e novo modelo de filmagem em 3-D criou um resultado absolutamente F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O.

Como falei, o roteiro é simples e essa é a alma do cinema, não complicar ser uma linguagem que consiga atingir a milhões e milhões sem distinção, todos podem e devem ter acesso à mensagem do filme.
Críticas veladas à política externa americana, ou à forma de como os ricos tratam os mais simples?
Re-leitura de como foram as conquistas européias na Ásia e no Novo mundo?
Atenção à causas ambientais e ao que estamos fazendo com nosso planeta?
Discussões filosóficas, sobre um homem sem rumos ou sem esperanças ou até mesmo sobre uma civilização que pensa já saber o bastante quando na verdade não sabe...


Tudo isso está dentro do filme, e tudo isso é colocado de maneira simples e suave, daquele jeito que até mesmo crianças podem entender (com um certo esforço creio eu).

Nas atuações nada que salte aos olhos? Também não é bem assim...
Mesmo um elenco com faces pouco conhecidas tem seu charme e brilho (tal como foram em filmes como os Star Wars por exemplo).
Mas faço minhas observações à alguns em especial:

Sam Worthington (Jake Sully) - ator australiano, iniciou a carreira no ano 2000, pouco conhecido para o mundo até sua aparição em Terminator Salvation (o último da franquia Terminator e aquele que James Cameron dirigiu o 1 e 2 com participação no roteiro), com uma boa interpretação naquele filme garantiu o posto em AVATAR, cumpre bem com o dever e teve uma boa atuação.

Sigourney Weaver (Dra. Grace Augustine) - a veterana do grupo, atuando desde a década de 70, a atriz é a mais velha do elenco e aquela que tem a carreira mais conhecida, com atuações em diversos "blockbusters" e já tendo trabalhado com Cameron em Alien 2. Aparece em AVATAR com boa atuação, porém nada surpreendente, nunca vi nada de excepcional na Sigourney Weaver, mas é uma boa atriz.

Michelle Rodriguez (Trudy Chacon) - iniciou sua carreira também em 2000 como Sam Worthington, porém com mais visibilidade, dado que atua no mercado americano, é uma atriz em que vejo grande potencial, porém é sempre coadjuvante tendo atuado na franquia Velozes e Furiosos, em SWAT e até em seriados como Lost e feito dublagem para o jogo Halo 2. Boa atuação, gosto dela atuando, lamentei o pouco espaço para ela.

Stephen Lang (Coronel Miles Quaritch) - esse cara atua desde o ano em que nasci e nunca tinha sequer ouvido falar dele, e esse deu um "showzinho" à parte, interpretando muito bem um militar de visão simplista e clara foi uma das gratas surpresas do filme.


Zoë Saldaña (Neytiri) - atriz americana com carreira sem grandes aparições até 2009, quando ganhou o posto da tenente Uhura na nova versão de Star Trek, a personagem que no seriado e nos filmes sempre foi "pequena" ganhou estados com Zoë Saldaña e como a Na'vi Neytiri ela foi mais uma grata surpresa da produção, porém ainda tenho minha limitações em elogiar a figura criada por computador mesmo que todas as expressões tenham sido baseadas no rosto da atriz.

Enfim é um filme que enche os olhos.


Encerrei um ano com excelentes lançamentos de filmes "nerd's" e após mesmo alguns que me decepcionaram, o AVATAR me faz encerrar o ano com "chave de ouro".


Se esse vai ser o épico espacial de ficção que vai virar clássico e alcançar as proporções da franquia Star Wars, como James Cameron gostaria, não é possível de dizer e particularmente acho pouco provável, mas sem dúvida Cameron escreveu o nome na história pela revolução tecnológica que criou e colocando como marco disso um filme que sem dúvida é MUITO BOM!


Tem o meu voto para ser o melhor filme de 2009, fácil!

Nenhum comentário: