sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Farra das Notícias!



Estou agora publicando notícias que constam no site NOTIMP, uma parte do próprio site da FAB (Força Aérea Brasileira).


Nada que torne as notícias oficiais, somente publicações que são consideradas relevantes pela própria área de comunicação social da Força, independente de sua veracidade ou da consistência das fontes e/ou informações.


O interessante é que as notícias 1 e 2 são provenientes de dois jornais diferentes, porém do mesmo estado e da mesma cidade e conhecidos pela "rivalidade".


"Folha de São Paulo" e o "Estado de São Paulo", dois dos jornais mais prestigiados e respeitados do país quiçá da América do sul e talvez até da América latina, popularmente conhecidos como "A Folha" e "O Estadão".


Os dois jornais nesse aspecto não estão lá muito contrários, na notícia 1, vemos claramente que Eliane Cantanhêde e a "Folha" tentam ainda defender seu "furo de reportagem" com o vazamento de um relatório da Força Aérea Brasileira, vazamento que foi contestado pelo alto comando, foi negado de forma veemente pela Aeronáutica rendendo até uma declaração oficial do próprio comandante da Força, o excelentíssimo Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, desmentindo o vazamento, alegando que documento algum havia sido entregue ao Ministério da Defesa.


Na notícia 2, já vemos que a maré da notícia fabricada perdeu a força e ao contrário do esforço em manter o foco no vazamento (questionável de informações) a jornalista Denise Chrispim Marin do "Estadão" é já fala de aspectos técnicos militares, mas ainda fala, com certa força, de preço.


Comentário Geral Final
(espero que a imprensa permita que seja mesmo o FINAL)


Em primeiro lugar eu realmente nunca vi mulheres tão interessadas em DEFESA antes! Isso me deixa surpreso e feliz, porém infeliz são as palavras e conclusões as quais elas tem chegado...
Entendo...
É um processo de aprendizado e dentro em breve imagino que a nobre jornalista da Folha de São Paulo será capaz de comentários mais pertinentes a realidade técnica e estratégica do processo de escolhas para aquisição de material bélico.


A novela F-X2 deve estar em seu capítulo final e espero eu que sem direito à "Epílogo", mas o importante mesmo é que independentemente do vencedor a evolução no processo de escolha seja feita.


Primeiro, precisamos realmente pensar em questões estratégicas e não nos limitarmos em pensamentos menores!
A capa da revista "Isto É" desta semana destaca: "Yes, Nós somos Potência" e temos de nos comportar como tal!


Chega de um período longo em que os governos civis não sabiam o que queriam para a Defesa no país!
O caminho começou a ser trilhado com a criação do Ministério da Defesa e finalmente colocando os militares no jogo político para fazerem pressão, ainda que não seja a ideal, mas é um início.


Hoje o que temos de fazer é preservar e aumentar os recursos destinados à Defesa, até que alcançarmos um patamar no qual possamos sustentar forças armadas competitivas e 100% capazes de efetuar a defesa nacional.


Comprar o barato nem sempre é comprar o melhor, e é óbvio que comprar o caro também não representa obrigatoriamente a melhor escolha, mas o fato é precisamos do melhor e muito e precisamos dele certo e rápido.


Novamente o Gripen fica de fora, e essa confusão com eventual "recuo" da imprensa, só me aumenta a suspeita de que vivemos no início da semana uma "notícia fabricada".


Que vença o melhor!
E minha torcida é francesa, em 100%, cada vez mais!

Nenhum comentário: