sábado, 7 de julho de 2012

O Espetacular Homem Aranha

"The Amazing Spider Man"


Bem... Não é tão espetacular assim.


O "reset" da série veio "rápido demais" como disse um amigo meu, porém em tempo. Após um "Spider Man" muito bom em 2002, não fantástico ou excelente mas de fato muito bom, foi possível ver a decadência da série em suas continuações.


Spider Man 2 e Spider Man 3 foram fracos, e no caso do 3 conseguiram a proeza de desperdiçar o que é em minha opnião o melhor vilão do Homem Aranha, o Venom.


Ok, mas vamos ao novo.


Reiniciando a série e com nova abordagem.
Ao contrário dos filmes anteriores, agora Peter Parker está na "Science High School", não é exatamente a faculdade, mas também não um segundo grau comum.
Em teoria esse é um Peter Parker mais novo... E ator Andrew Garfield fez um bom trabalho, não vou dizer que se encaixou como uma luva, ainda acho o Tobey Maguire mais "a cara do Peter", mas cumpriu bem a função.

Além dessa abordagem, há uma mudança a visão sobre os pais de Peter, especialmente o Pai, o desaparecimento/morte dos dois. O pai de Peter era um cientista, colega do dr. Curt Connors, e tem uma história envolvida em mistérios. Essa nova relação de Peter Parker e seus pais, mostra ainda mais humanidade naquele que provavelmente é o mais humano dos heróis da Marvel.



Peter tem ainda a carga humana padrão do início de sua história com a tia May e o tio Ben, não é spoiler algum dizer que o tio Ben morre. Aliás o tio Ben tem uma figura paterna mais forte nesse filme e mesmo que a aparição seja rápida, o Martin Sheen fez um bom trabalho como "tio Ben".


Peter Parker ainda sofre com o típico bullying do "valentão da escola" mas isso é coisa rápida curta e de pouca expressão.
O grande lance está em sua relação com Gwen Stacy, vivida por Emma Stone, (NADA DE MARY JANE GRAÇAS A DEUS), a historinha básica de amor que sempre tem que ter em filmes de herói. Peter é bem pior com as mulheres do que a média dessa vez, mas as cenas conseguem ser engraçadas. A química do casal não é forte ou intensa, mas é o bastante para vender... A beleza da Emma Stone me ganhou... fácil!


O vilão deveria ser um trunfo do filme e consegue fazer um bom trabalho. Rhys Ifans como Dr. Curt Connors ou  "O Lagarto" cumpre com a função de ser um vilão interessante, mas não chega a roubar a cena e nem ser exatamente intrigante, um vilão levado a más escolhas devido a busca por uma solução ou algo bom... Típico, fórmula feliz no caso deste filme, mas o fato do vilão não "roubar a cena" deixa o trabalho meio "pendente".


De personagens temos ainda a Tia May interpretada por Sally Field e o Capitão Stacy vivido por Denis Leary, personagens que dão um bom suporte a trama e fazem o filme andar.


Temos bons efeitos, boas imagens e um uniforme legal para o Spider. Não percebi nenhuma frase de efeito como "Grandes poderes trazem grandes responsabilidades", o que particularmente acho uma evolução, afinal não precisamos disso para fazer um filme bom.
Em suma, o filme não é "Espetacular", mas está longe de ser ruim, um bom recomeço para a série com uma história bem amarrada e que deixa a abertura para uma continuação que seja bem integrada e amarrada, o roteiro deste filme de fato ficou bem amarrado e com explicações legais e convincentes para o Spider.
Vamos ver como a nova série seguirá!

Nenhum comentário: