segunda-feira, 9 de julho de 2012

PROMETHEUS




A melhor forma possível de começar a falar deste filme é com este discurso excepcional de Peter Weyland, dono das Weyland Corp. Faço um parenteses nesse vídeo, pois realmente ele é espetacular... De uma genialidade ímpar, muito bom... Excelente trabalho do Guy Pearce.


Antes de falar do filme PROMETHEUS eu gostaria ainda de dar mais enfase a pequena, porém certeira e interessante estratégia de divulgação e criação de expectativa feita para este filme, utilizando como exemplo mais dois vídeos:

 
Peculiar visão sobre a Dra. Elizabeth Shaw.

 
Essa apresentação do robô e personagem David 8 é esplêndida.

Então vamos falar de PROMETHEUS, filme esperado e aguardado... Retorno de Ridley Scott a ficção científica ou fantasia após 27 anos (pasmem, a minha idade) sendo que do gênero genuinamente de ficção cientifica Scott estava longe desde Blade Runner de 1982, ou seja, 30 anos. Vamos começar com o Trailer:

 

Aproveitando a onda de "begins" lançada por Batman Begins e muito bem aproveitada por X-men: Origins e X-men: First Class, o filme agora em questão se compromete a ser o ""Alien Begins"" (e muita atenção nas aspas).


Aproveitando uma série de filmes já consagrada e com vários fãs que se fez basicamente que sobre os dois primeiros títulos muito elogiados pela crítica e fãs, a verdade é que em 1979 Alien trouxe para o cinema alguns conceitos novos e visões diferentes sobre "Sci-Fi" a receita perfeita para o sucesso, lançando Ridley Scott para o mundo e os conceitos de um extraterrestre diferente, sanguinário e extramente letal para o mundo pop.
O filme virou fenômeno e ícone cultural até, a série só teve sequência em 1986 e dessa vez com James Cameron participando do roteiro e direção.

Na década de 90 mais duas continuações com direito ao universo cruzado com o "Predador" nos anos 2000, mas nada com a expressão e sucesso que pudesse efetivamente se comparar ao sucesso e impacto dos dois primeiros filmes.


Eis então que chega a hora da série voltar para casa. Ridley Scott novamente na direção é com muito mais dinheiro do que na vez anteior, PROMETHEUS traz o começo de tudo no universo Alien, criou expectativas, atiçou os fãs e mais... Se propôs a dar respostas as perguntas que nunca tiveram as mesmas...


Como todo bom filme de Sci Fi de hoje em dia, os efeitos especiais não deixam nada a dever, muito pelo contrário, cenários e fotografia tiveram atenção devida, as "salas" em que muito da ação do filme ocorre foram criadas em estúdio e com muito cuidado nos detalhes.


Sobre o roteiro a conversa fica mais crespa, houve cuidado e atenção, a nave em forma de ferradura e a raça de alienígenas semelhante aos humanos, só que gigantes, aparecem, trazem algumas explicações, mas a verdade ainda não saiu de traz do véu... O início do filme é um desses extraterrestres humanoides em um planeta que aparentemente seria a Terra se alimentando de algo e morrendo em seguida, com seu corpo caindo na água e suas células e DNA se espalhando pela água.
A história se desenrola depois nos terráqueos buscando seu criador, com pistas deixadas em construções, esculturas e pinturas de antigas civilizações eles se lançam ao espaço em busca de seu criador.
O que descobrem é uma substância estranha e uma nave cheia dessa substância que em contato com outras formas de vida se transformam em criaturas muito peculiares.



A vida dentro da nave Prometheus e a vivência de sua tripulação apenas dá suporte a trama, a forma como o robô David 8 (Michael Fassbender) lida com o mundo é interessante e aliás um ponto forte é a atuação de Fassbender, o incluindo em minha lista de bons atores em definitivo. A comandante da missão é da nave é Meredith Vickers (Charlize Theron), personalidade fria e forte, mais uma boa participação de Charlize Theron em filmes, essa já figurava em um hall especial para mim.
A dra. Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) tem uma personalidade interessante, mas achei que ficou muito fraca, os dilemas de fé e ciência que ela poderia e deveria ter levado mais longe não levou e por sorte tivemos o personagem de Fassbender fazendo isso. A atriz Sueca Noomi Rapace não tem nem de longe a força ou vontade da expecional Tenente Elle Ripley encarnada por Sigourney Weaver, mas cumpre a função...
Temos ainda o Capitão da nave, Janek (Idris Elba), personagem de suporte interessante junto dos dois outros responsáveis por pilotar a nave, o ator Idris Elba pode ser visto também como o Heimdall em Thor ou como o padre Moreau no Ghost Rider: Spirit of Vengeance, bom ator e mantém o bom trabalho.
O personagem "par romântico" da dra. Shaw é Charlie Holloway (Logan Marshall-Green), personagem de suporte, pouco interessante e não agrega muito mais do que ser infectado e passar a infecção para a personagem principal do filme...
E por último dos personagens de expressão temos Peter Weyland em pessoa, velho e perto do fim de sua vida, interpretado de forma bastante convincente por Guy Pearce e com excelente trabalho de maquiagem, o personagem faz bem para o filme e traz sentido para a missão da nave Prometheus, sentido real!

CONCLUSÃO


Em suma o filme se propõe a responder, mas quase não responde, na realidade eu entrei em PROMETHEUS com meia dúzia de dúvidas e o filme me respondeu umas três, porém me fez outras 5 ou 6 logo o saldo aumentou e hoje tenho 8 ou 9 dúvidas... Quem vai buscando respostas pode desistir, mas o filme é bom deixa um gancho claríssimo para continuação e só deus sabe o que pode sair daí.
Por mim seria bom que se uma continuação ocorresse ela se concentrasse somente em esclarecer as dúvidas do público e para enquanto pode.



Vale a pena de ser visto, é título obrigatório para quem gosta do gênero de Sci-Fi e para os fãs da série é mais obrigatório ainda!

Nenhum comentário: